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dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorBranco, Amanda Patron Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:38:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197056pt_BR
dc.description.abstractA Corrida Espacial foi um movimento de rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética que utilizou, como principal campo de “batalha”, o céu. Buscava-se explorar o espaço sideral como forma de reafirmação do poder bélico terrestre. O uso da tecnologia de forma desenfreada, que já se apresentava desde a Segunda Guerra Mundial, serviu, disfarçadamente, de progresso cultural. Com isso, mesmo com o movimento indicando o céu, as reações se passaram na Terra. Principalmente após a chegada do ser humano na Lua, em 1969. Esse evento desencadeou transformações culturais, tecnológicas, sociais e políticas que influenciaram a produção artística pelas décadas seguintes. Pensando nessas questões, o presente trabalho tem a intenção de observar e analisar de forma crítico-reflexiva o livro de artista Full Moon, com autoria de Michael Light, publicado em 1999. O livro é composto por fotografias de missões espaciais da NASA realizadas na época da Corrida. Questionando a supremacia estadunidense, Light se apropria das imagens e desenvolve seu trabalho com intenção não só artística, mas também como crítica social e política. Em vista disso, esse estudo pretende considerar se aparecem e de que forma esses conteúdos se relacionam artisticamente nesse trabalho.pt
dc.description.abstractThe Space Race was a movement of rivalry between the United States and the Soviet Union that used the sky as the main field of "battle". It looked to explore outer space as a form of reaffirmation of the belic power on earth. The use of technology in an unbridled way, in course since World War II, served, in disguise, for cultural progress. This way, even with the movement being directed at the sky, the reactions happened on Earth, especially after people arrived on the Moon in 1969. This event triggered cultural, technological, social and political transformations that influenced artistic production through the following decades. With this in mind, this work intends to observe and analyze in a critical-reflective way Michael Light’s artistic book Full Moon, published in 1999. The work is composed of NASA's photographs of space missions carried out at the time of the Race. Questioning the American supremacy, Light appropriates the images and develops his work with an intention not only artistic, but also as social and political critic. In sight of this, the present study intends to consider if they appear and in what form these contents are related artistically in the course of this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectMichael Lighten
dc.subjectLivro fotográficopt_BR
dc.subjectArtist’s booken
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPhotobooken
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectExtraterrestrial landscapeen
dc.titleTopografias de uma narrativa extraterrestre em imagens da exploração espacial : Full Moon (1999)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097338pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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