A competência em tecnologia para a sala de aula: quem aprende para ensinar?
dc.contributor.author | Dias, Maria Lucia | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria do Rocio Fontoura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T02:36:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197009 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho retoma um dos temas tratados em pesquisa de Doutorado, que buscou verificar o perfil de competência adquirida durante a formação de professores egressos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. São disciplinas que apresentam dificuldades aos alunos em função da sua complexidade. Assim, acredita-se que o professor que tiver a competência necessária no uso daquelas tecnologias poderá interagir com os alunos num ambiente tecnológico, que lhes é conhecido e familiar. Alguns resultados da pesquisa empírica realizada junto aos formandos são mostrados. As abordagens teóricas tratam da mudança necessária de paradigmas e atitudes no cenário de ensino e da aprendizagem no século XXI, para a era digital em que vivemos. | pt |
dc.description.abstract | This work resumes one of the themes addressed in a PhD research, which sought to verify the proficiency profile acquired during the training of undergraduate students of the Biology, Physics and Chemistry degree courses of the Federal University of Rio Grande do Sul, in the use of Digital Information and Communication Technologies. These are disciplines that present difficulties to students due to their complexity. Thus, it is believed that the teacher who has the necessary competence in the use of those technologies can interact with the students in a technological environment, which is familiar and familiar to them. Some results of the empirical research done with the trainees are shown. The theoretical approaches deal with the necessary change of paradigms and attitudes in the scenario of teaching and learning in the 21st century for the digital age in which we live. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS : IFRS. Vol. 7, n. 2 (2018), p. 1-17 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technology in Education | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | en |
dc.subject | Educational Theories applied to Digital Technologies of Information and Communication | en |
dc.title | A competência em tecnologia para a sala de aula: quem aprende para ensinar? | pt_BR |
dc.title.alternative | The competence in technology for the classroom: who learns to teach? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097526 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)