Show simple item record

dc.contributor.authorBadin, Michelle Ratton Sanchezpt_BR
dc.contributor.authorMorosini, Fábio Costapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Inaê Siqueira dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-12T02:36:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2237-1036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196825pt_BR
dc.description.abstractO campo do Direito Internacional Econômico (DIE) é recente no Brasil tanto como linha de pesquisa quanto como tópico disciplinar para ensino nas Faculdades de Direito. Considerando que o Brasil possui mais de mil Faculdades de Direito registradas no Ministério da Educação, o artigo se propõe a analisar o perfil da pesquisa e do ensino em Direito Internacional Econômico no país. Apresenta-se um mapeamento (i) do perfil do pesquisador em DIE no Brasil, (ii) do perfil da pesquisa, nisso compreendido como os pesquisadores têm desenvolvido suas pesquisas neste campo, quais os temas eleitos e as formas de produção e (iii) do perfil do ensino, nisso compreendido quais os temas privilegiados nos cursos destes pesquisadores e seus espaços em suas instituições de ensino. O referido mapeamento foi realizado a partir das informações disponibilizadas nos currículos dos pesquisadores brasileiros (CNPQ/Lattes). O que se pretende com este trabalho é uma aproximação da realidade do Direito Internacional Econômico nas faculdades brasileiras e, sobretudo, uma apreensão mais apurada sobre o que a academia brasileira compreende por Direito Internacional Econômico e sobre como o campo é explorado na produção acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractThe International Economic Law field is recent in Brazil not only as a research topic, but also as a course taught at Law Schools. Given that Brazil has more than a thousand Law Schools registered at the Ministry of Education database, this article aims at analyzing what is the profile of International Economic Law that is taught and researched in Brazil. We collected empirical evidence on (i) the profile of IEL scholars, (ii) the profile of the research they conduct, such as the most-common topics and how they vary over time, (ii) the profile of IEL courses, that is to say which are the most common topics among the courses offered by the scholars and how much space do IEL-related topics receive in Brazilian Law schools. This research was performed based on public information available at the National Counsel of Technological and Scientific Development’s Lattes database (CNPQ/Lattes). We hope to provide an overview into the reality of International Economic Law in Brazilian Law Schools, a clearer notion of how the academic community in Brazil defines IEL and how the field is explored scholarly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito internacional. Brasília: UniCEUB, 2016. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternational lawen
dc.subjectDireito internacional econômicopt_BR
dc.subjectInternational economic lawen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvidenceen
dc.subjectEmpirical researchen
dc.titleDireito Internacional Econômico no Brasil : quem somos e o que fazemos? Evidências empíricas de 1994 a 2014pt_BR
dc.title.alternativeInternational Economic Law in Brazil : who are we and what we do? Empirical evidence from 1994 to 2014en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003052pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record