Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoraes, Jose Ciceropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jeferson Mateus Ramos dapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-04T02:33:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196559pt_BR
dc.description.abstractO feedback extrínseco pode ser conceituado através da literatura como uma informação proveniente de uma fonte externa ao executante de determinada tarefa, podendo ser captada através de estímulos verbais, visuais ou sonoros. Portanto, o conhecimento do que é feedback, como fornecer a informação e o que deve ser informado para os alunos, são pontos importantes, a fim de utilizá-lo como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo teve como principal objetivo compreender as formas de manifestação do uso do feedback extrínseco como importante ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem em contexto da educação física escolar. O estudo se caracterizou por uma pesquisa descritiva, sendo a investigação realizada através de uma entrevista semi-estruturada, abordando nove questões a oito professores de educação física escolar, que lecionam a, no mínimo, três anos no ensino fundamental em escolas da rede pública da cidade de Porto Alegre - RS e região metropolitana. Na realização deste trabalho, foi possível identificar que os esportes de invasão possuem grande relevância de aplicação como conteúdo da educação física escolar, e que os professores entrevistados, quase que de forma totalitária, demonstraram ter entendimento conceitual do feedback extrínseco, mesmo que com diferentes sinônimos e formas distintas de abordagem e aplicação da ferramenta em aula. Através do estudo foi possível verificar também divergências no que se refere ao uso do feedback em relação à diferenciação dos alunos de acordo com sua aptidão para a prática, e também na transmissão do feedback, sendo utilizado de forma individual ou coletiva. O estudo revela que cada professor segue sua própria linha metodológica, e adota para si uma abordagem de uso do feedback que está associada com o contexto na qual se inserem e com o perfil do aluno, que interfere de forma direta no uso da ferramenta extrínseca.pt
dc.description.abstractThe extrinsic feedback can be conceptualized through the literature as an information coming from a source external to the performer of a given task, and can be captured through verbal, visual or sound stimuli. Therefore, the knowledge of what feedback is, how to provide the information and what should be informed to the students, are important points in order to use it as a tool in the teaching-learning process. The present study had as main aim to understand the forms of manifestation of the use of extrinsic feedback as an important tool of aid in the process of teaching learning in the context of the school physical education. The study was characterized by descriptive research, and the research was conducted through a semi-structured interview, addressing nine questions to eight teachers of physical education, who teach at least three years of elementary education in public schools of the city of Porto Alegre - RS and metropolitan region. In the accomplishment of this work, it was possible to identify that the sports of invasion have great relevance of application as content of the school physical education, and that the teachers interviewed, almost of totalitarian form, demonstrated to have conceptual understanding of the extrinsic feedback, even if with different synonyms and different ways of approach and application of the tool in class. Through the study it was also possible to verify divergences regarding the use of feedback in relation to the differentiation of students according to their aptitude for practice, and also in the transmission of feedback, being used individually or collectively. The study reveals that each teacher follows his or her own methodological approach and adopts a feedback approach that is associated with the context in which they are inserted and with the student's profile, which interferes directly with the use of the extrinsic tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectExtrinsic feedbacken
dc.subjectJogos com bolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectInvasion sportsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.titleO uso do feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem dos esportes de invasão em contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094496pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem