Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Fagner Eduardo Belmontept_BR
dc.date.accessioned2019-07-04T02:33:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196551pt_BR
dc.description.abstractAs práticas integrativas e complementares no SUS (PICS), atendem uma necessidade humana, educando para o (auto)cuidado da saúde a partir de saberes e ações diferentes do modelo biomédico. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de PICS (PNPIC), com objetivo de disseminar e ampliar o acesso a essas práticas à população. Esta política foi ampliada nos anos 2017 e 2018 e hoje conta com 29 modalidades de práticas. Qualquer profissional da saúde pode trabalhar com PICS no SUS, incluindo professoras/es de Educação Física. A fim de compreender o que se tem de produção científica sobre o tema no campo da EFI, foi realizada uma revisão sistemática da literatura brasileira em 13 revistas científicas da EFI de estratos superiores A1, A2, B1 e B2. A busca foi realizada por palavras-chave das 29 PICS descritas na PNPIC. Foram encontrados 131 artigos no total, e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, ficaram os artigos que continham alguma das PICS no título e que no resumo apresentavam relação direta com o campo da educação física com essas práticas. Foi realizada análise de conteúdo de 12 artigos. Os dados resultaram na formulação de quatro categorias: I- Abordagem centrada em aspectos físicos (6 artigos); II- Abordagem de saúde centralizada na pessoa (4 artigos); III- Saberes de profissionais e gestores sobre PICS (1 artigos); IV- Aspectos das PICS na formação dos professores de educação física (1 artigo).pt
dc.description.abstractIntegrative and complementary practices in SUS (PICS), meet a human need, educating for (self) health care based on different knowledges and actions of the biomedical model. In 2006, the Ministry of Health published the National PICS Policy (PNPIC), with the aim of disseminating and expanding access to these practices to the population. This policy was expanded in 2017 and 2018 and today has 29 types of practices. Any health professional can work with PICS in the SUS, including Physical Education teachers. In order to understand the scientific production on the subject in the EFI field, a systematic review of the Brazilian literature was carried out in 13 EFI journals of higher strata A1, A2, B1 and B2. The search was performed by keywords of the 29 PICS described in the PNPIC. A total of 131 articles were found, and after applying the inclusion and exclusion criteria, a content analysis of 12 articles was performed. The data resulted in the formulation of four categories: I- Approach focused on physical aspects (6 articles); II- Person-centered health approach (4 articles); III- Knowledge of professionals and managers about PICS (1 articles); IV- Aspects of PICS in the training of physical education teachers (1 article).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntegrative and complementary practicesen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectMedicina alternativapt_BR
dc.subjectReview of literatureen
dc.titlePráticas integrativas e complementares no SUS na produção acadêmica da Educação Física brasileira : uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAntunes, Priscilla de Cesaropt_BR
dc.identifier.nrb001094423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples