Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.contributor.authorGrazziotin, Gustavo de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-07-04T02:33:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196544pt_BR
dc.description.abstractEm tempos onde os estudos sobre gênero são cada vez menos incentivados, compreender os comportamentos e representações sociais dos homens e das mulheres se torna muito importante. As academias de musculação são ambientes onde essas representações possivelmente podem ser identificadas com grande facilidade. Papéis masculinos e femininos podem ser atribuídos através da escolha dos exercícios, das roupas que cada indivíduo veste, da forma como se comunica, etc. Assim, o objetivo do estudo é identificar como sujeitos construídos histórica e socialmente como homens e mulheres se relacionam dentro de uma academia de ginástica e musculação. Através de observações participantes, foram registrados acontecimentos e experiências vivenciadas em uma academia de musculação por um período de um mês. As observações foram divididas em três partes, com registros não estruturados, semiestruturados e, posteriormente, estruturados de acordo com o marco teórico apresentado. As análises foram realizadas pelo método de triangulação de dados qualitativos e separadas em dois capítulos desta pesquisa. Os papéis de homens e mulheres parecem estar bem definidos dentro das academias de musculação. Exercícios, roupas e comportamentos representam modos de ser e estar ditos masculinos e femininos na sociedade contemporânea. Isso pode ser percebido, por exemplo, através da concentração de homens e mulheres no ambiente, assim como a divisão de treinos atribuídos a cada sexo. As academias de musculação parecem possuir uma função social importante na construção das identidades ditas masculinas e femininas, contribuindo para uma possível legitimação de discursos predominantemente generificados.pt_BR
dc.description.abstractIn times where studying gender is less and less encouraged academically, understanding the behaviors and social representations of men and women becomes very important. Gyms are environments where these representations can be seen quite easily. Masculine and feminine roles can be categorized through the choice of exercises, the clothes that each one wears, the way one communicates, etc. So, the aim of the study is to identify how individuals built historic and socially as men and women interact with each other in the gym. Through active observations, events and experiences lived in a bodybuilding gym were recorded for a period of one month. These experiences were divided into three parts, with unstructured, semi-structured and subsequently structured records according to the theoretical framework presented. Analysis was later done through the qualitative data triangulation method and then structured through two chapters in this research. The role of men and women seem to be well defined within bodybuilding gyms. Exercises, clothing, and behavior appear to be explicitly intertwined within masculine and feminine roles as well as expectations in contemporary society. This fact can be observed, for example through the concentration of men and women in the gym as well as the training methods assigned to each gender. Bodybuilding gyms seem to have an important role when the matter is masculine or feminine identity construction, possibly contributing to the legitimation of predominant gendered speeches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectBodybuilding gymsen
dc.subjectWomanen
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectBodyen
dc.titleRelações de gênero em uma academia de bairro de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093895pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples