Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorFraga, Nicoly Stefanny Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-04T02:33:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196533pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de formação inicial de profissionais da área da Educação Física em duas diferentes universidades, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Georgia State University (GSU). Além disso, pretende discutir as semelhanças e diferenças das habilitações em ambas as Universidades, considerando os diferentes contextos. A pesquisa qualitativa foi utilizada como metodologia e os procedimentos para obtenção das informações foram a análise documental e entrevistas com o coordenador da Comissão de Graduação dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS e com a chefe do Departamento de Cinesiologia e Saúde da GSU. A análise mostrou que a GSU oferece uma diversidade maior de oferta de cursos de formação inicial, já que possui quatro cursos na área da Educação Física, enquanto a UFRGS possui dois. A GSU possui uma formação mais aprofundada nas especificidades do campo profissional. Já a UFRGS possui uma formação mais ampla, que não aprofunda tanto os conhecimentos de todas as áreas. A conclusão mostrou que pelo contexto e pela trajetória de consolidação da Educação Física no Brasil, a UFRGS poderia ter uma formação unificada, entendendo que o profissional formado teria possibilidade de atuação nos diversos campos profissionais a partir de um único curso. Por outro lado, a GSU, em função do Core Curriculum e do contexto da Universidade, permite uma formação com maior diversidade e possibilidades de ofertas de cursos.pt
dc.description.abstractThis thesis has as its goal to analyze the initial formation possibilities for professionals of Physical Education in two different universities, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and Georgia State University (GSU). Besides that, it intends to discuss similarities and differences about qualifications in both universities, considering the different contexts. The qualitative research was used as methodology and the procedures for obtaining information were document analysis and interviews with the coordinator of Undergraduate Commission of courses of Physical Education at ESEFID/UFRGS and with the Chair of the Department of Kinesiology and Health at GSU. The analysis showed that GSU offers greater diversity of majors in initial formation, since it has four courses in the area of Physical Education, while UFRGS has two. GSU has a more in-depth formation on the specificities of the professional field. On the other hand, UFRGS has a broader formation, without deepening so much the study of all areas. The conclusion showed that, due to the context and the path of consolidation of Physical Education in Brazil, UFRGS could have a unified major, so that the graduates would have possibilities of work in the different professional fields. However, GSU, due to the Core Curriculum and the context of the University, allows a formation with more diversity and more possibilities in the amount of courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulen
dc.subjectGeorgia State Universityen
dc.subjectQualitative researchen
dc.titlePossibilidades de formação em Educação Física : análise de currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Georgia State Universitypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples