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dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorHübner, Fredericopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-04T02:33:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196525pt_BR
dc.description.abstractO treinamento de força é um dos métodos mais populares de melhorar aptidão física e condicionamento atlético. Além dos adultos e dos jovens, as crianças também estão praticando. A comunidade científica vem comprovando a eficácia e a segurança das possibilidades de realização do treinamento de força e os benefícios obtidos pelas crianças, que melhoram as funções biológicas, que aprimoram o desempenho esportivo, e que auxiliam a prevenção de lesões e de doenças na fase adulta. Por isso, muitos autores defendem o Treinamento de força na educação física para desenvolver aptidão física e para aprendizagem das habilidades motoras, também. Contudo, o senso comum ainda apresenta resistência ao treinamento de força para crianças. E qual é a percepção dos alunos sobre Treinamento de força? O presente estudo apresenta um relato de experiência de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvido em uma escola estadual de Porto Alegre, com 23 crianças de 8 a 10 anos. Foram realizadas uma intervenção pedagógica de 21 aulas com conteúdos de Treinamento de força aplicados no primeiro momento e uma avaliação de saúde e de desempenho. Os alunos vivenciaram diversas atividades de treinamento de força, em diferentes disposições, com muitos estímulos, o que proporcionou a melhora da aptidão física e do comportamento nas aulas de educação física. E, principalmente, perceberam a proposta de ensino e aprendizado deste conteúdo com satisfação e prazer.pt_BR
dc.description.abstractThe strength training is one of the most popular methods to improve physics fitness and athletic conditioning. Beyond the adults and young, the children are practicing also. The scientific community has been proving the efficiency and safety of achievement possibilities to train strength and benefits obtained by children, that enhance performance sports and help prevent injuries and diseases in adulthood. Therefore many authors advocate strength training on physical education in order to improve physics fitness and learning motor skills. However the common sense express resistance to strength training by children. And what’s the students’ perception about strength training? The present study show a supervised internship’s experience report of the undergraduate degree in physical education of Universidade do Rio Grande do Sul, developed at a state school in Porto Alegre, with 23 children aged 8 to 10 years of old. A pedagogical intervention of 21 classes with strength training contents applied in the first moments and a health and performance assessment was made. The students experienced various strength training activities, in different provisions, with many stimuli, which resulted in the improvement of physical fitness and behavior in physical education classes. And, mainly, they perceived the proposal of teaching and learning of this content with satisfaction and pleasure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrength trainingen
dc.subjectTreinamento de forçapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.titleUma proposta de ensino e aprendizado de treinamento de força na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093892pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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