Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
dc.contributor.author | Nagasawa, Ellen Yurika | pt_BR |
dc.contributor.author | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T02:34:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-1042 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196255 | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concept of proficiency that underlies the Celpe-Bras Exam consists of "the proper use of the language to perform actions in the world" (BRASIL, 2006, p.3). The key point in the preparation of an examinee for the Celpe-Bras Exam, therefore, must be the understanding of the dialogical vision that underlies the test. Hence, this work aims to discuss on the design of teaching material to prepare for the Celpe-Bras Exam based on the concept of discourse genres. The paper begins by introducing the characteristics of the Celpe-Bras Exam, its structure and the notion of proficiency. It next reviews the theoretical fundamentals relative to the development of the proposed didactic material and its elaboration stages. Finally, the paper shows a possibility of using the dialogical view of language in the classroom practice of Celpe-Bras Exam’s preparatory courses from the analysis of the proposed didactic material. | en |
dc.description.abstract | El concepto de competencia que fundamenta el Examen Celpe-Bras consiste en el "uso adecuado de la lengua para desempeñar acciones en el mundo" (BRASIL, 2006, p.3). El punto central en la preparación de un aspirante al Examen Celpe-Bras, por lo tanto, debe ser la comprensión de la visión dialógica que subyace a las pruebas. Así, el objetivo de este trabajo es reflexionar acerca de la creación de material didáctico de preparación al Examen Celpe-Bras a partir de la noción de géneros del discurso. En primer lugar, se presentan las características del Examen Celpe-Bras, su estructura y la noción de competencia que lo orienta. Luego, se discuten los presupuestos teóricos que ampararon la creación de la secuencia didáctica propuesta y sus etapas de elaboración. Las reflexiones realizadas están basadas en el análisis del material didáctico propuesto, que demuestra la posibilidad del uso de la visión dialógica de lenguaje en la práctica de aula de cursos preparatorios al Examen Celpe-Bras. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Linguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Celpe-Bras exam | en |
dc.subject | Didactic material | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Language for specific purposes | en |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject | Portuguese as additional language | en |
dc.subject | Examen Celpe-Bras | es |
dc.subject | Material didáctico | es |
dc.subject | Lengua para fines específicos | es |
dc.subject | Portugués como lengua adicional | es |
dc.title | Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparation | en |
dc.title.alternative | Material didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Bras | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001093894 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Linguística, Letras e Artes (2707)