Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMiranda, Ana Carolina Gomespt_BR
dc.contributor.authorBraibante, Mara ELisa Fortespt_BR
dc.contributor.authorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.date.accessioned2019-06-14T02:30:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195769pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi identificar as principais tendências do ensino e aprendizagem do conteúdo de forças intermoleculares por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados na área de ensino. Foi realizado um levantamento em periódicos nacionais e internacionais da área de Ensino de Química e Ciências entre 1991 e 2015. A investigação foi desenvolvida em quatro estágios: 1) Seleção dos periódicos nacionais e internacionais para estudo; 2) Coleta dos dados por meio do levantamento de artigos que abordam o tema; 3) Triagem a partir da leitura integral dos artigos encontrados e exclusão dos que não versam sobre o tema; 4) Análise dos artigos, que foi baseada nos seguintes critérios: Caracterização, Aspectos metodológicos, Base teórica e Resultados. Ao total foram identificados 51 artigos em 11 periódicos e os resultados revelam: uma predominância de trabalhos internacionais, sendo que o aumento da produção científica sobre o tema se intensificou nos últimos dez anos, enquanto que no Brasil, essa tendência foi observada nos últimos cinco anos; a maior parte dos artigos é de natureza empírica, com abordagem qualitativa e priorizam a Educação Superior; a teoria construtivista foi a base teórica mais utilizada pelos autores dos artigos avaliados; as concepções alternativas mais recorrentes foram a confusão entre as forças intermoleculares e as ligações químicas, e a dificuldade de interpretar as propriedades das substâncias por meio das forças intermoleculares; uma diversidade de propostas para a abordagem do conteúdo nos diversos níveis de ensino; a importância de estabelecer relações entre níveis de representação da matéria para a compreensão do tema em estudo. Portanto, conhecer os equívocos apresentados pelos estudantes é o ponto de partida para que professores e pesquisadores possam elaborar e desenvolver estratégias didático-pedagógicas que contribuam com a evolução conceitual deste tópico. Com base na análise dos resultados apresentados nos artigos, este trabalho traz também algumas implicações para o ensino de forças intermoleculares.pt
dc.description.abstractThe goal of this study was to identify the main trends in teaching and learning the content of intermolecular forces by means of a bibliographical research in published articles in the area of science education. A survey was carried out in national and international journals of the Teaching of Chemistry and Sciences area between 1991 and 2015. The research was developed in four stages: 1) Selection of the national and international journals for study; 2) Data collection through the survey of articles that approach the theme; 3) Screening from the full reading of the articles found and exclusion of those who do not deal about theme; 4) Analysis of articles, which was based on the following criteria: Description, Methodological aspects, Theoretical basis and Results. In overall, 51 articles were identified in 11 periodicals and the results reveal: a predominance of international papers and the increase in scientific production on the subject has intensified in the last ten years, while in Brazil this trend has been observed in the last five years; most articles are empirical in nature with a qualitative approach and prioritize Higher Education; the constructivist theory was the theoretical basis most used by the authors of the evaluated articles; the most recurrent alternative conceptions were the confusion between intermolecular forces and chemical bonds and the difficulty of interpreting the properties of substances through of the intermolecular forces; a diversity of proposals for approaching content at the various levels of education; the importance of establishing relations between levels of representation of matter to understand the subject under study. Therefore, to know the mistakes made by the students is the starting point in order that teachers and researchers can design and develop pedagogical strategies that contribute to the conceptual evolution of this topic. From the analysis of the results presented in the articles, the present research also presents some implications for the teaching of intermolecular forces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Espanha. Vol. 17, n. 2 (2018), p. 394-419pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntermolecular interactionsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBibliographic researchen
dc.subjectForcas intermolecularespt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectEnsino de Química e Ciênciaspt_BR
dc.titleTendências do ensino e aprendizagem de forças intermoleculares a partir da análise de publicações em periódicos nacionais e internacionaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001090049pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples