Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorMarcondes Filho, Danilopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-13T02:30:45Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2178-7727pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195720pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of two studies on Xenubi, a computer/mobile game about periodic properties of the chemical elements. These studies were aimed at evaluating Xenubi in 3 dimensions: interface usability, user preferences and learning outcomes. The usability and user preferences study focused on the understanding of the game mechanics by students from a public state school and from a private school in Brazil. The learning outcomes evaluation study was conducted in a public technical school, and sought for differences in post-test score between groups that played Xenubi as printed cards and on the computer. The results point to a consistent better understanding of the game mechanics by students from the private school and a higher performance improvement for the students who played Xenubi on the computer.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de dois estudos sobre Xenubi, um jogo para computador e dispositivos móveis (celulares e tablets) sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos. Os estudos realizados buscaram avaliar o jogo didático Xenubi em 3 dimensões: usabilidade de interface, preferências do usuário e resultados de aprendizagem. O estudo de usabilidade e preferências do usuário teve como foco a compreensão da mecânica do jogo por alunos de uma escola pública estadual e de uma escola particular. O estudo de avaliação de resultados de aprendizagem foi conduzido em uma escola técnica pública e por meio de pré e pós-testes se buscou analisar as diferenças na pontuação dos testes entre grupos que jogaram Xenubi com cartões impressos e com o computador. Os resultados apontam para uma melhor compreensão da mecânica do jogo entre alunos da escola privada e uma melhoria do desempenho dos alunos quando jogaram Xenubi no computador.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofActa scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas. Vol. 20, n.5 (2018), p. 863-884.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman-Computer interfaceen
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectEvaluation methodologiesen
dc.titleDesign and evaluation of a game for mobile platforms about periodic properties of the chemical elementspt_BR
dc.title.alternativeProjeto e avaliação de um jogo para dispositivos móveis sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093621pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples