Design and evaluation of a game for mobile platforms about periodic properties of the chemical elements
dc.contributor.author | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Eichler, Marcelo Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Marcondes Filho, Danilo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T02:30:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-7727 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195720 | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the results of two studies on Xenubi, a computer/mobile game about periodic properties of the chemical elements. These studies were aimed at evaluating Xenubi in 3 dimensions: interface usability, user preferences and learning outcomes. The usability and user preferences study focused on the understanding of the game mechanics by students from a public state school and from a private school in Brazil. The learning outcomes evaluation study was conducted in a public technical school, and sought for differences in post-test score between groups that played Xenubi as printed cards and on the computer. The results point to a consistent better understanding of the game mechanics by students from the private school and a higher performance improvement for the students who played Xenubi on the computer. | en |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de dois estudos sobre Xenubi, um jogo para computador e dispositivos móveis (celulares e tablets) sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos. Os estudos realizados buscaram avaliar o jogo didático Xenubi em 3 dimensões: usabilidade de interface, preferências do usuário e resultados de aprendizagem. O estudo de usabilidade e preferências do usuário teve como foco a compreensão da mecânica do jogo por alunos de uma escola pública estadual e de uma escola particular. O estudo de avaliação de resultados de aprendizagem foi conduzido em uma escola técnica pública e por meio de pré e pós-testes se buscou analisar as diferenças na pontuação dos testes entre grupos que jogaram Xenubi com cartões impressos e com o computador. Os resultados apontam para uma melhor compreensão da mecânica do jogo entre alunos da escola privada e uma melhoria do desempenho dos alunos quando jogaram Xenubi no computador. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Acta scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas. Vol. 20, n.5 (2018), p. 863-884. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Human-Computer interface | en |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning objects | en |
dc.subject | Educational games | en |
dc.subject | Evaluation methodologies | en |
dc.title | Design and evaluation of a game for mobile platforms about periodic properties of the chemical elements | pt_BR |
dc.title.alternative | Projeto e avaliação de um jogo para dispositivos móveis sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos | pt |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001093621 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Sociais Aplicadas (4187)
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)