Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorLima, Carolina Porto dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:37:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195038pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o impacto do clima organizacional no desempenho do trabalho de uma concessionária de veículos premium de Porto Alegre. Para identificar a relação foram utilizados dois questionários, um para o clima organizacional, Great Place to Work, e outro para o desempenho no trabalho, EGDT. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e envolveu duas áreas: pós-venda e comercial. Para tanto, a pesquisa foi composta por um total de 48 funcionários de um universo de 70 que compõem o quadro funcional da organização. Para análise dos dados utilizou-se cinco variáveis para clima organizacional (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem) e dois fatores para desempenho (voltado para a tarefa e voltado para o contexto). Para cruzamento dos dados foi aplicada a técnica de correlação de Pearson. Os resultados desta pesquisa revelaram uma percepção positiva por parte dos respondentes ao que se refere ao clima organizacional da empresa e aos seus próprios desempenhos, bem como identificou a correlação de ambas variáveis. Este trabalho demonstra a importância da compreensão do comportamento humano no ambiente organizacional para a conservação da saúde da empresa e atingimento dos objetivos almejados.pt
dc.description.abstractThe purpose of this article was to analyze the impact organizational climate has in the work performance in a premium car dealership from Porto Alegre. To identify their relation was used two surveys, one for the organizational climate, the Great Place to Work, and another for the work performance, EGDT. The research had a quantitative approach and included two areas: After Sales and commercial. Therefore, the research had 48 employees from a total of 70 which make part of the organization’s functional framework. For the analysis of the data it was used five variables for the organizational climate (credibility, respect, impartibility, pride and companionship) and two factors for performance (task-oriented and context-oriented). For the data cross-checking was applied the Pearson’s Correlation method. The results of this research revealed a positive perception by the respondents in relation to organizational climate of the company and to their respective performances, as well as identified the interconnection between the variables. This article demonstrates the importance of the comprehension of human behavior in the organizational environment for the preservation of company health and achievement of desired objectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational climateen
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subjectWork performanceen
dc.subjectClimate variablesen
dc.titleO impacto do clima organizacional no desempenho do trabalho dos funcionários de uma concessionária de veículos premiumpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples