Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorSantos, Letícia Gomes dospt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195023pt_BR
dc.description.abstractA partir das características do ambiente organizacional de startup e da teoria da aprendizagem, o objetivo principal deste estudo foi compreender de que forma o ambiente organizacional de startups influencia o aprendizado de graduandos de Porto Alegre. O método utilizado para realização deste estudo foi o de estudo qualitativo, através de entrevistas em profundidade, com o apoio de um roteiro semiestruturado, e seus resultados deverão contribuir com as poucas pesquisas sobre aprendizagem, principalmente no que tange ao ambiente organizacional de startup. A análise foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Para a mesma, foram pesquisados 10 colaboradores de sete startups diferentes com o intuito de identificar experiências e opiniões, a respeito do ambiente organizacional e de seus processos de aprendizagem. O presente trabalho evidenciou tanto a relevância dos processos informais de aprendizagem, quanto à necessidade de processos formais, segundo os entrevistados. Além disso, identificou-se como ocorre a percepção da aprendizagem, seus aspectos facilitadores, bem como os limitadores. Sobre o ambiente, tornaram-se evidentes as características do ambiente interno e externo, bem como do ecossistema empreendedor. E, por último, foi possível compreender como o ambiente organizacional de startup influencia o processo de aprendizagem dos graduandos entrevistados.pt
dc.description.abstractConsidering the properties of a startup organizational environment and the learning theory, the main purpose of this study was to identify the way the organizational environment of a startup influences the learning process of undergraduate students of the Porto Alegre. The methodology used to achieve this objective was the quantitative study, by the application of interviews based on a semi-structured script, and the results of this study will contribute to the few researches about learning, especially the ones in respect of the startup organizational environment. The analysis was made using the technique of content analysis by inquiring 10 employees of seven startups; with the purpose of identify experiences and opinions about the organizational environment and its learning process. The present study evidenced such the relevance of informal learning process, as the need of formal process, according to the interviewed. In addition, it was identified how the learning perception occurs, its facilitating aspects, such as its limiting factors. Besides, the characteristics of the internal and external environment became evident, such as the ones of the entrepreneurship ecosystem. Ultimately, it became possible to comprehend how the organizational environment of a startup influences the learning process of an undergraduate students interviewed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectStartupsen
dc.subjectFormal learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInformal learningen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEntrepreneurship ecosystemen
dc.subjectOrganizational environmenten
dc.titleA influência do ambiente organizacional de startups de Porto Alegre no aprendizado de graduandospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples