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dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorZarth, Mariana Mendespt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195015pt_BR
dc.description.abstractDiante da realidade brasileira de desigualdades socioeconômicas, às quais toda a população em algum grau é exposta, torna-se patente que se aja de maneira proativa, em busca da solução para problemas sociais. O Marketing Social é uma disciplina que vai ao encontro dessa necessidade. Por meio da utilização de conceitos e práticas do marketing tradicional, essa modalidade visa influenciar o comportamento de determinados públicos, pretendendo o benefício da sociedade como um todo. Seus esforços podem ser estruturados por meio de um plano de marketing social, documento que organiza e delimita as ações a serem realizadas. Dentre as problemáticas as quais podem ser alvo de um plano dessa disciplina, destaca-se a leitura na infância. Pesquisas apontam que atualmente crianças leem menos que em anos anteriores. Dessa forma, elas deixam de se favorecer pelos impactos positivos decorrentes do hábito da leitura, que se mostra ainda mais importante quando estimulado na fase de zero a seis anos. Fundamentado nessas informações, o objetivo do presente trabalho é compreender os efeitos de um plano de marketing social que visa o fomento à leitura na primeira infância, quando implementado em uma turma de primeira série do ensino fundamental de uma escola da rede pública. O método utilizado é a pesquisa-ação, por meio do qual se busca a melhoria das práticas e da própria produção teórica de forma cíclica e constante. Os efeitos da implementação do plano foram: o aumento da exposição dos sujeitos à literatura, a atrelação e percepção de um caráter divertido ligado às atividades literárias, a prática de exercícios que afetam seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial e a produção de materiais que visam apoiar o hábito da leitura. Ainda, contribuiu-se para a produção de um projeto interdisciplinar que pode servir futuramente à sua própria expansão e também ser uma referência para outros profissionais que almejarem conceber e aplicar um plano de marketing social.pt_BR
dc.description.abstractIn the light of the reality of socioeconomic inequalities in Brazil, to which the entire population is exposed to some degree, it becomes clear that one must be proactive in the search for solutions to social problems. Social Marketing is a subject that meets this necessity. Through the use of concepts and practices of traditional marketing, this modality aims to influence the behavior of certain publics resulting in the benefit of society as a whole. Its efforts can be structured through a social marketing plan, a document that organizes and delimits the actions to be carried out. Among the problems that may be the subject of a marketing plan, the reading in childhood is highlighted. Researches indicate that children currently read less than in previous years. Thus, they become no longer favored by the positive impacts of the habit of reading, which is even more important when stimulated in the age from zero to six years. Based on this information, the objective of the present work is to understand the effects of a social marketing plan that pursuits the promotion of reading in early childhood when implemented in a first grade elementary school’s classroom in a public school. The method used is action research, whereby the improvement of practices and theoretical production itself is sought in a cyclical and constant way. The results of the plan’s implementation were: the increase of the subjects' exposure to literature, the linkage and perception of a fun character related to literary activities, the practice of exercises that affect the subjects’ physical, cognitive and psychosocial development and the production of materials that support the habit of reading. In addition, it contributed to the production of an interdisciplinary project that can be useful in the future to its own expansion and also be a reference for other professionals who want to design and implement a social marketing plan.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectReaden
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSocial marketingen
dc.subjectAction researchen
dc.subjectSocial marketing planen
dc.subjectEarly childhooden
dc.titleImplementação de plano de marketing social por meio do projeto “Amigos dos Livros” para o estímulo à leitura na primeira infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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