Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorBruxel, Samuel Fantinpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194884pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é o país mais empreendedor do mundo. No país, são abertas cerca de quinhentas mil novas empresas por ano, predominadas pelas de micro e pequeno porte. Entretanto, devido principalmente à falta de planejamento, quase um quarto dessas empresas não sobrevivem por mais de dois anos. O plano de negócios surge, então, como uma ferramenta importante para auxiliar o empreendedor no planejamento de novos negócios. O presente trabalho visou a elaboração de um plano de negócios para a abertura de uma nova loja de móveis planejados, no município de São Leopoldo, de uma marca já consolidada no mercado. Os conceitos de empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios e suas seções, foram revisados e ancoraram o desenvolvimento do estudo. Através do método de pesquisa exploratório, o plano de negócios foi construído abordando seções desde o mercado que o novo empreendimento está inserido, a descrição do mesmo, e planos de marketing, operacional e financeiro. Atendendo ao objetivo específico de verificar a viabilidade econômica da nova loja, pôde-se concluir, através de indicadores financeiros, que a empresa é viável, porém um significativo investimento inicial mostra-se necessário.pt
dc.description.abstractBrazil is the most entrepreneur country in the world. About five hundred thousand companies are established each year, which are consisted by small and microenterprises. However, mainly due to the lack of planning, almost a quarter of these companies do not survive for more than two years. Business plans then emerge as important tools to help entrepreneurs to plan new businesses. This work aim was to elaborate a business plan to open of a new customized furniture retail store, in São Leopoldo city. This is an established brand in the market. The concepts of entrepreneurship, entrepreneurship in Brazil, business plan and its sections have been reviewed, and anchored this study development. Through the exploratory research method, the business plan has been developed addressing sections such as the market in which the enterprise stands, the company’s description, and marketing, operational and financial plans. Meeting the specific objective of verifying the economic viability of the new store, it was possible to conclude, through financial indicators, that the company is viable, but a significant initial investment is necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCustomized Furnitureen
dc.subjectBusiness Planen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic Planningen
dc.titlePlano de negócios : abertura de loja de móveis planejados no município de São Leopoldopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples