Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorBergmann, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194878pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário de rápido crescimento das tecnologias disruptivas, as fintechs cresceram exponencialmente no Brasil. Este trabalho busca identificar qual o papel das Capacidades de TI no Desempenho em Nível de Processos (DP), através dos fatores, Infraestrutura de TI (CAPTI), Capacidades Humanas de TI (CHTI) e da Capacidades de Gestão de TI (CGTI), das fintechs brasileiras, na percepção de seus executivos. O método utilizado é de pesquisa quantitativa, e a coleta de dados foi realizada através de uma survey. A amostra deste estudo é de 81 respondentes, sendo em sua maioria Chief Executive Officer (CEO) das fintechs. A análise dos dados foi feita através de técnicas estatísticas multivariadas com os softwares SPSS e SmartPLS 3.0. Através da análise estatística dos dados, concluiu-se que CGTI e CHTI tem relação direta com DP. Desta forma, das quatro hipóteses da pesquisa, duas mostraram-se suportadas e duas não suportadas, permitindo inferir que as Capacidades de Gestão de TI e Capacidades Humanas de TI estão positivamente associadas ao desempenho das fintechs analisadas.pt
dc.description.abstractIn a scenario of crescent growth of disruptive technologies, the fintechs have grown exponentially in Brazil. This paper seeks to identify the role of IT Capabilities in the Process-Level Performance (PLP), through the factors IT Infrastructure Capabilities (ITC), IT Human Capabilities (IHC) and IT Management Capabilities (IMC) of the Brazilian fintechs, under the perception of its executives. The research was carried out under a quantitative approach, and a data collection was done through a survey. The sample of this study is of 81 respondents, being mostly fintechs Chief Executive Officers (CEO) (Chief Executive Officer). The data analysis was done using multivariate statistical techniques with SPSS and SmartPLS 3.0 software. Through the statistical analysis of the data, it was concluded that IHC and IMC have a direct relation with PLP. Therefore, from the fours hypotheses of the research, two were supported, and two weren’t supported, allowing to infer that the IT Management Capabilities and Human IT Capabilities are positively associated to the performance of the fintechs analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectFintechen
dc.subjectProcess-Level Performanceen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectIT Management Capabilitiesen
dc.subjectIT Human Capabilities.en
dc.subjectIT Infrastructure Capabilitiesen
dc.subjectIT Capabilitiesen
dc.titleO papel das capacidades de TI no desempenho em processos : um estudo sobre as fintechs brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples