Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Pedro Armando Collapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194850pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos atributos mais valorizados pelos consumidores de produtos orgânicos de Porto Alegre quanto à sua distribuição e como isso influenciava seu processo decisório de compra. Essas análises foram feitas com base nos referenciais teóricos de marketing sobre comportamento do consumidor, processo de decisão de compra e os fatores que influenciam a decisão de compra, além de estudos e artigos sobre consumo de produtos orgânicos. As informações foram colhidas a partir de um questionário quantitativo aplicado de forma virtual e respondido exclusivamente por pessoas que residem em Porto Alegre. Os dados levantados confirmaram o padrão de perfil de consumidores de produtos orgânicos encontrado em outros estudos. Na sua maioria formado por adultos acima de 30 anos com ensino superior completo e renda salarial acima de 10 salários mínimos. O meio de distribuição mais utilizado é a rede de varejo (supermercados), devido a facilidade do ponto de venda, mas quase empatado com as feiras ecológicas. Apesar disso, foi constatada a preferência muito saliente e o desejo de adquirir esses produtos nas feiras. O principal atributo para a escolha dos produtos orgânicos é o seu benefício à saúde. Ao analisarmos as respostas das pessoas que não consomem produtos orgânicos o principal fator encontrado foi o preço elevado, seguido pela dificuldade de ir às feiras orgânicas (dias específicos e distância da residência). Essas pessoas responderam, em sua maioria, que prefeririam adquirir os produtos orgânicos nos supermercados ou em mercados de bairro, ao contrário das pessoas que costumam consumi-los.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyze the attributes most valued by consumers of organic products in Porto Alegre as to their distribution and how this influenced their purchasing decision process. These analyzes were made based on the theoretical reference of marketing on consumer behavior, decision-making process and the factors that influence the purchase decision, as well as studies and articles on consumption of organic products. The information was collected from a quantitative questionnaire applied on a virtual basis and answered exclusively by people residing in Porto Alegre. The data collected confirmed the pattern of consumer profile of organic products found in other studies. Most of them are adults over 30 with full higher education and salary income above 10 minimum wages. The most popular means of distribution is the retailer (supermarkets), due to the ease of the point of sale, but almost tied with the ecological fairs. Despite this, it was observed the very strong preference and the desire to buy these products at the fairs. The main attribute for the choice of organic products is their health benefit. When analyzing the answers of people who do not consume organic products the main factor found was the high price, followed by the difficulty of going to organic fairs (specific days and distance from home). These people mostly replied that they would prefer to buy organic products in supermarkets or in neighborhood markets, unlike the people who usually consume them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectProdutos orgânicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectOrganic productsen
dc.subjectDistributionen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectPurchasing decision processen
dc.titleComportamento do consumidor : análise das preferências quanto aos canais de distribuição no mercado de produtos orgânicos em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples