Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPrestes, Vanessa Amaralpt_BR
dc.contributor.authorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T02:43:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2317-2428pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194687pt_BR
dc.description.abstractNo contexto do trabalho imaterial de modelos de moda, objetivou-se apresentar a fotografia como recurso metodológico e analítico central à discussão. Considerou-se a fotografia um valioso elemento visual que tem efeito sobre o espectador que a vê, indo além de um caráter meramente ilustrativo ou representativo. Participaram do estudo, oito modelos de moda, os quais, na entrevista, portaram uma fotografia relativa ao seu trabalho, de sua livre escolha. A eles, foi solicitado que falassem livremente a respeito do seu trabalho e de si perante aquela fotografia. Desse modo, escutouse a respeito do trabalho realizado, da mobilização de si e do que viam de si na imagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, a fotografia: i) desencadeou indagações que poderiam permanecer insuspeitadas para as pesquisadoras, caso não tivessem sido consideradas para o estudo em questão; ii) apresentou-se como lugar de memórias e recurso disparador da fala, pelo que ela mostrou e, ao mesmo tempo, não mostrou; iii) possibilitou visibilizar o invisível, ao evidenciar o trabalho imaterial como trabalho de si sobre si, resultando corpos correspondentes a padrões físicos estéticos a serviço da produção de valor.pt
dc.description.abstractIn an immaterial labor context of fashion modelling, the objective of this study was to present photography as a methodological and analytical resource central to discussion. Photography is addressed as a valuable visual element which has effect on the viewer, going beyond a merely illustrative or representative feature. Eight participants have chosen one photograph, related to their work. They were requested to talk freely about their job and about themselves looking at the photograph. They talked about the job done, oneself mobilization and about what they saw of themselves in that image. From the theorical-methodologic point of view, the photograph: i) brought questions that could remain unsuspected to the researchers, had it not been considered in the study; ii) presented itself as a setting of memories and a speech-triggering resource, for what they showed and, at the same time, for what they did not show; iii) enabled to make visible the invisible when evidencing the immaterial labor as oneself labor, resulting in bodies corresponding to an esthetic physical pattern in the service of value production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRiGS - Revista interdisciplinar de gestão social. Salvador. Vol. 6, n. 3 (set./dez. 2017), p. 39-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectImmaterial laboren
dc.subjectTrabalho imaterialpt_BR
dc.subjectFashion modelen
dc.titleA fotografia como lugar de memórias e recurso disparador da fala no trabalho imaterial de modelo de modapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001090045pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples