A fotografia como lugar de memórias e recurso disparador da fala no trabalho imaterial de modelo de moda
dc.contributor.author | Prestes, Vanessa Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Grisci, Carmem Ligia Iochins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T02:43:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-2428 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194687 | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto do trabalho imaterial de modelos de moda, objetivou-se apresentar a fotografia como recurso metodológico e analítico central à discussão. Considerou-se a fotografia um valioso elemento visual que tem efeito sobre o espectador que a vê, indo além de um caráter meramente ilustrativo ou representativo. Participaram do estudo, oito modelos de moda, os quais, na entrevista, portaram uma fotografia relativa ao seu trabalho, de sua livre escolha. A eles, foi solicitado que falassem livremente a respeito do seu trabalho e de si perante aquela fotografia. Desse modo, escutouse a respeito do trabalho realizado, da mobilização de si e do que viam de si na imagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, a fotografia: i) desencadeou indagações que poderiam permanecer insuspeitadas para as pesquisadoras, caso não tivessem sido consideradas para o estudo em questão; ii) apresentou-se como lugar de memórias e recurso disparador da fala, pelo que ela mostrou e, ao mesmo tempo, não mostrou; iii) possibilitou visibilizar o invisível, ao evidenciar o trabalho imaterial como trabalho de si sobre si, resultando corpos correspondentes a padrões físicos estéticos a serviço da produção de valor. | pt |
dc.description.abstract | In an immaterial labor context of fashion modelling, the objective of this study was to present photography as a methodological and analytical resource central to discussion. Photography is addressed as a valuable visual element which has effect on the viewer, going beyond a merely illustrative or representative feature. Eight participants have chosen one photograph, related to their work. They were requested to talk freely about their job and about themselves looking at the photograph. They talked about the job done, oneself mobilization and about what they saw of themselves in that image. From the theorical-methodologic point of view, the photograph: i) brought questions that could remain unsuspected to the researchers, had it not been considered in the study; ii) presented itself as a setting of memories and a speech-triggering resource, for what they showed and, at the same time, for what they did not show; iii) enabled to make visible the invisible when evidencing the immaterial labor as oneself labor, resulting in bodies corresponding to an esthetic physical pattern in the service of value production. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RiGS - Revista interdisciplinar de gestão social. Salvador. Vol. 6, n. 3 (set./dez. 2017), p. 39-54 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Immaterial labor | en |
dc.subject | Trabalho imaterial | pt_BR |
dc.subject | Fashion model | en |
dc.title | A fotografia como lugar de memórias e recurso disparador da fala no trabalho imaterial de modelo de moda | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001090045 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39774)Applied and Social Sciences (4037)