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dc.contributor.authorPerottoni, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mirianpt_BR
dc.contributor.authorLuciano, Edimara Mezzomopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Henrique Mello Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:10:07Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19461pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado. Ao longo do tempo, observou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, para automação de escritório, para mineração de dados, especialistas, para executivos, de gestão empresarial e de relacionamento com o cliente. O objetivo deste artigo é comparar as características apontadas pelos sistemas de informações, dos tradicionais aos mais recentes, traçando um panorama do estágio atual. Esta pesquisa tem caráter exploratório, e para a consecução do objetivo proposto utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Como principal resultado, destaca-se um quadro comparativo entre os sistemas, segundo o tipo de usuário, foco do sistema, característica marcante, capacidade de decisão, banco de dados, fonte de dados, recurso gráfico, nível de detalhamento das informações, tipo de informação produzida e aplicações típicas dos sistemas nas organizações. Ao tratar dos diferentes tipos de sistemas, podese observar tendências, onde a prioridade passou da automatização de operações para o processo, para a integração da organização e, finalmente para o cliente. Mudanças no direcionamento do foco do negócio levam a novas necessidades em termos de sistemas de informações como, por exemplo, no caso das organizações virtuais, a necessidade de conhecer o cliente um-a-um e conseqüentemente o surgimento do Customer Relatioship Management (CRM) e sua integração aos sistemas de gestão empresarial. A integração da informação continua sendo um grande desafio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 21, vol. 7, n. 3 (maio/jun 2001), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.titleSistemas de informações : um estudo comparativo das características tradicionais às atuaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000308562pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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