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dc.contributor.advisorPadrós, Enrique Serrapt_BR
dc.contributor.authorParisotto, Samantha Sartorpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-23T02:38:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194505pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar a Revista Pif-Paf (criada em 1964 por Millôr Fernandes), importante marco na História da Imprensa alternativa brasileira no contexto da resistência contra a Ditadura Civil-Militar de 1964. Com o objetivo de entendê-la como fonte histórica, são analisadas as suas diversas charges e imagens, a partir da ideia da mídia como formadora e propagadora de opinião dentro da sociedade. A revista é analisada a partir de dois pontos centrais: o humor político como uma arma da resistência contra a ditadura; a problematização das questões de gênero a partir das representações das mulheres utilizadas no periódico. Para tal análise, são empregados conceitos como “representação”, “gênero”, e “humor”, na tentativa de problematizar e contextualizar as temáticas nela presentes. A partir dos pontos que guiam a pesquisa, concluiremos que a força do humor como arma política, reside na desestabilização do objeto pela aproximação ao ridículo em uma tentativa de diminuir aqueles de quem ele fala. Mesmo sendo uma revista de contestação aos moldes autoritários e moralistas da ditadura, existia uma forte reprodução de preconceitos de gênero e machismo por parte de seus autores.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the Pif-Paf magazine (created in 1964 by Millôr Fernandes), an important landmark in the history of the Brazilian alternative press in the context of resistance against the Civil-Military Dictatorship of 1964. In order to understand it as a historical source, it is analyzed its various cartoons and images, from the idea of media as a tool to form and propagate opinion within society. The journal is analyzed from two central points: the political humor as a weapon of resistance against dictatorship; the problematization of gender issues from the representations of women used in the journal. For this analysis, concepts such as "representation", "gender" and "humor" will be used in an attempt to problematize and contextualize the themes present in it. From those points that guide the research, we will conclude that the force of humor as a political weapon lies in the destabilization of the object by approaching ridicule in an attempt to diminish those of whom he speaks. Even though it was a magazine that challenged the dictatorship's authoritarian and moralistic molds, there was a strong reproduction of gender bias and male chauvinism by its authors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDitadura civil-militar : Brasilpt_BR
dc.subjectCivil-military Dictatorshipen
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectHumoren
dc.subjectResistanceen
dc.subjectHumorismo : Críticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPif-Pafen
dc.subjectImprensa e politicapt_BR
dc.title"Mas afinal, o que é a liberdade?” : o surgimento da Revista Pif-Paf no pós golpe de 1964pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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