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dc.contributor.advisorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Alana Britto dopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194016pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de uma narrativa visual interativa aplicada ao design instrucional destinada a crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), sendo utilizados juntamente com seus mediadores (professores). O desenvolvimento da narrativa é dado em etapas, com o intuito de promover interação, estímulos cognitivos e aprendizado para o ensino de Ciências. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para o desenvolvimento de interfaces e ferramentas com vistas a promover a educação inclusiva. O desenvolvimento do projeto baseia-se em metodologia a partir da combinação das etapas do modelo IDEO – HCD e Design Thinking e do método ADDIE baseado no design Instrucional contextualizado. A primeira fase do projeto engloba o estudo do universo educacional da criança e jovem com TEA por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória e análise de similares. Na segunda fase do trabalho há o processo de geração de ideias, desenvolvimento e seleção de alternativas, prototipagem para fins de verificação com os usuários e aprimoramento do produto final. Para tanto, foi desenvolvida uma narrativa visual para uma das atividades da mesa tangível, contendo seus personagens, cenários, menus e mensagens visuais de feedback. O trabalho contou com o acompanhamento de especialistas durante todo o desenvolvimento e experimentações, por meio de protótipo funcional da mesa interativa, a fim de verificação futura com o público alvo em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre.pt
dc.description.abstractThe present work was developed to describe an interactive visual narrative applied to instructional design for children and adolescents with autism spectrum disorder (ASD), and was used together with their mediators (teachers). The development of the narrative is given in stages, in order to promote interaction, cognitive stimuli and learning for science teaching. The project aims to demonstrate that design can help the development of interfaces and tools to promote inclusive education. The development of the method is based on a step - integration methodology of the IDEO - HCD model and Design Thinking and the ADDIE based method in contextualized Instructional Design. The first phase of the project encompasses the study of the educational universe of children and youth with TEA-type research through bibliographic research, exploratory research and similar analysis. In the last phase the process of generating ideas, development and selection of alternatives, prototyping for the purpose of selection with the users and improvement of the final product. The work counted on the accompaniment of specialists throughout the development and experimentation, through a functional prototype of the interactive table, in order to future verification with the target public in public schools of the metropolitan region of Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderen
dc.subjectInstructional Designen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectInteractive Digital Narrativeen
dc.titleAcessibilidade aplicada ao design instrucional : comunicação para alunos com transtorno do espectro autista na educação fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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