Show simple item record

dc.contributor.advisorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Luiza Gil Vargas dapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193988pt_BR
dc.description.abstractO Jazz é uma dança que se originou da fusão da cultura africana com a americana, assim como a música jazz. Ao longo da história, a dança Jazz foi ganhando espaço na mídia, partindo dos palcos da Broadway para a TV. Hoje o Jazz é ensinado nas academias de dança e ginástica para crianças, jovens e adultos. Pela sua tradição oral e por ter poucas publicações específicas sobre metodologia nesta modalidade de dança, há uma necessidade de aprender mais sobre seus modos de educação. Este trabalho se propõe a investigar o ensino da dança Jazz em Porto Alegre com duas professoras de cursos livres com ênfase na formação inicial. Para isso, se tem como objetivos específicos: conhecer o histórico dos professores entrevistados; discutir a contribuição pretendida por escolas e professores na formação a longo prazo dos alunos; apontar possibilidades de planejamento anual, semestral ou de outro formato; identificar os critérios que estabelecem os níveis de aprendizado que definem as turmas das escolas; distinguir as diferenças de conteúdos (passos, exercícios, alongamento) nos diferentes níveis de aprendizado, com ênfase em crianças; e apontar metodologias utilizadas no ensino da dança Jazz. A questão de pesquisa é saber que modos a dança do estilo Jazz tem sido ministrados por professores de escolas de cursos livres em Porto Alegre? O referencial teórico envolve questões sobre educação e história desta dança. A metodologia, de cunho qualitativo, envolve entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas duas professoras de Jazz para serem entrevistadas. Os resultados apontam que os modos de ensinar das professoras se aproximam, identificando uma base de ballet, estruturas de aulas que iniciam com um bom aquecimento e exercícios dessa técnica. Ha ênfase para alguns exercícios como o treinamento de saltos para os níveis iniciantes e de dissociação do corpo para todos os níveis. Sobre o nivelamento das turmas não se segue necessariamente uma regra, mas sim se obedece a estrutura da escola e o planejamento do professor. Por fim, destaca-se a importância de uma constante atualização por parte de quem ensina esta técnica. Espera-se que com este trabalho se possa contribuir academicamente acrescendo informações sobre a dança Jazz e sobretudo sobre a metodologia usada nos dias de hoje e os seus resultados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJazzpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleMetodologia de ensino de Jazzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record