Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorPaz, Helena dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193946pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o intuito de analisar as múltiplas experiências vivenciadas pelos alunos do Projeto Escola Preparatória da Dança EMEF Senador Alberto Pasqualini (EPD Pasqualini), em Porto Alegre, RS, Brasil - a partir do relato dos mesmos. Durante a pesquisa, os alunos foram convidados e estimulados a relatar, por meio da escrita de um diário, as experiências de formação em dança proporcionadas pela EPD. Nessa formação estão implicadas as aulas que eles fazem, as apresentações nas quais eles dançam, os espetáculos aos quais eles assistem, as palestras e rodas de conversa das quais participam e as experiências em criação e composição de que fazem parte como intérpretes e/ou coreógrafos. Por meio da análise dos diários dos alunos, entrevistas com os idealizadores e da consulta ao documento que instituiu o Projeto Escola Preparatória de Dança, a pesquisa foi estruturada. A metodologia utilizada inspirou-se no conceito de pesquisa etnográfica e, para a discussão teórica, tem suas principais referências em três autores: Isabel Marques, Jorge Larrosa e Luigi Pareyson. Conclui-se que essa investigação dará visibilidade ao trabalho realizado nas Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre ao apresentar dados e efeitos de sua idealização, criação e implementação. Também colaborará para o processo de criação e registro da memória desse projeto. Nesse sentido, almeja-se que o trabalho possa inspirar outras pessoas no desenvolvimento de iniciativas similares em escolas e em outros espaços educativos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the multiple experiences of the students of the Preparatory Dance School Public School Senator Alberto Pasqualini (PDS Pasqualini), in Porto Alegre, RS, Brazil - based on their own report. During the research, students were invited and stimulated to report, through diary writing, the experiences provided by the dance training they receive at the PDS. This formation is composed by the classes that they take, the performances in which they dance; the spectacles they attend, the lectures and the conversation circle in which they participate, and the creation and composition experiences of which they participate, as interpreters and / or choreographers. The research was structured through the analysis of the diaries, interviews with the idealizers and consultation of the document that instituted the Dance Preparatory School Project. The methodology used was inspired by the concept of ethnographic research and, for the theoretical discussion, it has its main references in three authors: Isabel Marques, Jorge Larrosa and Luigi Pareyson. It is concluded that this research will give visibility to the work done in the Preparatory Dance Schools of Porto Alegre, presenting data and results of its idealization, creation and implementation. It will also contribute to the process of creating and recording the memory of this project. Moreover, it is expected that this work can inspire others to develop similar initiatives in schools and other educational spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPreparatory dance schoolen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleExperiência e formação em dança em projetos sociais dentro da escola : Escola Preparatória de Dança EMEF Senador Alberto Pasqualinipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples