Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAñaña, Edar da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Renata Gonçalves Santospt_BR
dc.contributor.authorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:20Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0034-7590pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193945pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca adequar a Escala de Conveniência de Serviços – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso no contexto brasileiro, mais especificamente no varejo de livre localização das cidades de porte médio. Assume, a priori, que as cinco dimensões utilizadas na escala original não são suficientes para representar a conveniência de serviços na realidade brasileira, por ignorar importantes fatores de (in)conveniência, como aqueles decorrentes da insegurança, da informalidade e da desorganização urbana. Após a etapa exploratória, feita por meio de grupo focal, foram colhidas duas amostras de respondentes, uma formada por 268 universitários e outra por 206 consumidores não acadêmicos. O trabalho acrescenta duas novas dimensões à Servcon original, cuja versão ampliada apresenta índices razoáveis de ajustamento geral, de confiabilidade e de variância extraída em todos os construtos. Os resultados evidenciam que fatores relacionados à segurança, à mobilidade e ao regramento da informalidade precisam ser incorporados ao estudo da conveniência, para adequá-la ao contexto brasileiro.pt
dc.description.abstractThe work seeks to fit the Service Convenience Scale - SERVCON (SEIDERS, VOSS and GODFREY, 2007), to the Brazilian retail reality, in particular to the free-stand location commerce. We Assume that the five dimensions identified in the original work are not broad enough to permit proper evaluation of service convenience in most of the Brazilian cities reality. The research involved a focus group to identify a wider set of variables and two surveys: the first one collected a sample of 268 undergraduate students and the second one surveyed 206 non academic customers. Two new dimensions were identified and added to the five original ones with acceptable levels of fit and validity. Results indicated that lack of security, barriers restricting customers’ mobility, and bad regulation of informality interfere in the convenience assessment and therefore must be included in the instrument.en
dc.description.abstractEl trabajo busca adecuar la Escala de Conveniencia de Servicios – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso en el contexto brasileño, más específicamente en el comercio minorista de libre localización de las ciudades de porte medio. Asume, a priori, que las cinco dimensiones utilizadas en la escala original no son suficientes para representar la conveniencia de servicios en la realidad brasileña, por ignorar importantes factores de (in) conveniencia, como aquellos derivados de la inseguridad, de la informalidad y del desorden urbano. Después de la etapa exploratoria, hecha por medio de grupo focal, fueron recogidos dos muestras de encuestados, una formada por 268 estudiantes universitarios y otra por 206 consumidores no académicos. El trabajo acrecienta dos nuevas dimensiones a la Servcon original que presenta en su versión ampliada índices razonables de ajustamiento general, de confiabilidad y de varianza extraída en todos los constructos. Los resultados evidencian que factores relacionados a la seguridad, a la movilidad e al reglamento de la informalidad han de ser incorporados al estudio de la conveniencia para adaptarla al contexto brasileño.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 51, n. 6 (nov./dez. 2011), p. 585-600pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConvenienceen
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectServicesen
dc.subjectRetailen
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectScaleen
dc.subjectMeasurementen
dc.subjectConvenienciaes
dc.subjectServicioses
dc.subjectComercio minoristaes
dc.subjectEscalaes
dc.subjectMedidaes
dc.titleConveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medidapt_BR
dc.title.alternativeService convenience : appropriation and adaptation of a measurement scalept
dc.title.alternativeConveniencia de servicios : apropiación y adaptación de una escala de medidaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000795074pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem