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dc.contributor.advisorValle, Flavia Pilla dopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Carolynne Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193943pt_BR
dc.description.abstractA temática deste trabalho versa sobre a afetividade a partir da visão dos docentes de dança, no contexto da educação básica. O objetivo geral visa discorrer sobre o entendimento dos educadores a respeito da relação afetiva entre docente e discente nas respectivas aulas. Os objetivos específicos pretendem traçar um perfil da experiência acadêmica e docente dos educadores, analisar as concepções de afetividade dos educadores de dança, discutir sobre o papel da afetividade nas relações interpessoais entre docente e discente, e investigar a respeito da relevância do afeto na aprendizagem específica de dança. Com isso, procura-se responderao questionamento: como os educadores de arte/dança compreendem a relação afetiva entre docente e discente nas escolas da região metropolitana de Porto Alegre? O referencial teórico abarca questões de afetividade e dança-educação, utilizando teóricos como Henry Wallon, Isabel Marques e Rubem Alves. A metodologia possui ênfase descritiva e qualitativa, envolvendo três partes. No primeiro momento, ocorre o mapeamento dos professores de dança nas escolas com seus contatos; após acontece o envio do questionário virtual para os19 educadores mapeados, com questões objetivas e dissertativas buscando compreender o perfil do educador e sua maneira de pensar a docência; e por fim,a partir das respostas adquiridas, são selecionados três educadores– que mencionaram o tema– para efetivar a entrevista semiestruturada sobre afetividade e dança, especificamente. Os resultados revelam um perfil de atuação dos docentes de dança com maior presença nos anos finais do ensino fundamental, em escolas da rede municipal de Porto Alegre, assim como trazem diversos exemplos de situações do cotidiano escolar nos quais a afetividade se mostra um meio de facilitar o acesso à arte aos discentes através da relação educador-educando. Por fim, reflete-se que o afeto está presente em todas as etapas da vida, principalmente no âmbito social, no que diz respeito as relações interpessoais. Neste sentido, ela não se desvincula do corpo que dança, pois torna-se uma potente ferramenta para desenvolver aspectosimportantes ao meio artístico.pt_BR
dc.description.abstractThe thematic of this dissertation approaches the affectionateness from the perspective of the dance teachers in the context of basic education. The general objective aims to lecture on teachers‟ understanding of the affective relationship between teacher and student in the respective classes. The specific goals intend to trace the profile of the educators‟ academic and teaching experience, analyze the dance teachers‟ conceptions of affectivity, discuss the affection‟s role in the interpersonal relations between teacher and student, and investigate the affection‟s relevance in dance learning. Therewith, the research has the intention to answer the following question: how do dance and art educators comprehend the affective relation between teacher and student in Porto Alegre‟s metropolitan area? The theoretical reference covers issues of affectivity and dance education using theorists such as Henry Wallon, Isabel Marques and Rubem Alves. The methodology has a descriptive and qualitative emphasis involving three parts. At first it is done a mapping of dance teachers in schools and their contacts. Then, a virtual questionnaire is sent to the 19 mapped educators, with objective and dissertation questions, that seeks to comprehend the educator‟s profile and their way of thinking about teaching. At last, starting from the acquired answers, three educators are selected – those who mentioned the thematic – to conduct the semi-structured interview specifically on affectivity and dance. The results reveal the dance teachers‟ acting profile with greater presence in the final years of elementary school, in the municipal network of schools in Porto Alegre, as well as several examples of everyday school situations in which affectivity appears as a way of facilitating students' access to art through the teacher and student relationship. Finally, it is deliberated that affectivity is present in all stages of life, especially in the social sphere, as far as interpersonal relationships are concerned. In this sense, affection does not detach itself from the dancing body, since it becomes a powerful tool to develop important aspects of the artistic medium.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAffectivityen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNoções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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