Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:14Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193935pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio teórico tem como principal objetivo apresentar e discutir as possibilidades do uso do método de história de vida, em estudos dos processos de aprendizagem gerencial. O caráter distintivo dessa abordagem metodológica é o de contextualização pessoal, histórica, social, institucional e/ou política de narrativas. Buscando descortinar essas forças que moldam, distorcem e alteram experiências vividas (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), examina-se o potencial de utilização dessa estratégia de pesquisa para explorar a compreensão do processo complexo e dinâmico da aprendizagem gerencial. Apresentam-se, em caráter ilustrativo, a síntese da história de vida de um gestor e a análise de processos de aprendizagem identificados em seus relatos. Evidenciam-se também os procedimentos adotados para a sistematização das análises dos processos de aprendizagem de um grupo de gestores pesquisados, utilizando essa abordagem de pesquisa. O estudo sugere que o uso do método de história de vida, na investigação de processos de aprendizagem gerencial, além de possibilitar o aprofundamento do tema, pode contribuir para o resgate da valorização humana, desvendando entendimentos de fenômenos coletivos a partir de relatos de vivências e experiências pessoais A sistematização de conhecimentos sobre esse método de pesquisa, escassos em termos de literatura aplicada à área da Administração, e a exploração de possibilidades de aplicação nesse campo teórico podem contribuir para a realização de futuros estudos, envolvendo outras temáticas. Uma das limitações associadas ao uso do método é o tempo que requer a realização de uma série de entrevistas com cada profissional (ATKINSON, 2002). Isso dificulta também a concordância em participar da pesquisa, sobretudo no caso de gestores que, normalmente, possuem poucos horários disponíveis em razão do acúmulo de responsabilidades que assumem nas organizações.pt
dc.description.abstractThis theoretical essay has as its main aim presenting and discussing the possibilities of using the life history method in studies of management learning processes. The distinctive character of this methodological approach is its personal, historical, social, institutional, and/or political narrative contextualization. Aiming to uncover the forces that shape, distort, and change lived experiences (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), the paper examines the potential for using this research strategy to explore the understanding of the complex and dynamic process of management learning. It is presented, in an illustrative character, the synthesis of the life history of a manager and the analysis of learning processes identified in his accounts. The procedures for the systematization of analyses of the learning processes of a group managers investigated, using this research approach, are described. The study suggests that the use of the life history method, in the investigation of management learning processes, besides allowing the deepening on the theme, can contribute to regain human valorization, revealing understandings of collective phenomena from accounts of personal background and experiences. The systematization of knowledge about this research method, scarce in the literature of Administration, and the exploration of application possibilities in this theoretical field can contribute to the development of future studies on other issues. One of the limitations associated to the use of the method is the time required to produce a series of interviews with each professional (ATKINSON, 2002). It also hinders the acceptance to participate in the research, especially in the case of managers, who usually have little time available, due to their accumulation of responsibilities in the organizations.en
dc.description.abstractEste ensayo teórico tiene como principal objetivo presentar y discutir las posibilidades de utilizar el método de historia de vida en estudios de los procesos de aprendizaje de gerencia. El carácter distintivo de este enfoque metodológico es la contextualización personal, histórica, social, institucional y/o política de narrativas. Se busca dar a conocer estas fuerzas que dan forma, distorsionan y cambian experiencias (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), se examina la posibilidad de utilizar esta estrategia de investigación para explorar la comprensión del proceso complejo y dinámico de aprendizaje de gerencia. Se presenta, en una ilustración, la síntesis de la historia de vida de un gerente, el análisis de los procesos de aprendizaje identificados en sus informes y los procedimientos adoptados para el análisis sistemático de los procesos de aprendizaje de un grupo de gerentes investigados, utilizando este enfoque de investigación. El trabajo sugiere que el uso del método de historia de vida en el estudio de procesos de aprendizaje de gerencia, además de facilitar la profundización del tema, puede contribuir a un rescate de la valoración humana, revelando la comprensión de los fenómenos colectivos a partir de los informes personales de vivencias y experiencias La sistematización de los conocimientos acerca de este método de investigación, escasos en la literatura en el ámbito de la Administración, y la exploración de posibilidades de aplicación de esta teoría en este campo teórico puede contribuir a la realización de futuros estudios que consideren otros temas. Una de las limitaciones asociadas con el uso del método es el tiempo que requiere hacer una serie de entrevistas con cada profesional (ATKINSON, 2002), que también dificulta la aceptación de los profesionales de participar en la investigación, especialmente para los gerentes, que normalmente tienen poco tiempo disponible, debido a su acumulación de responsabilidades en las organizaciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRam. São Paulo. Vol. 12, n. 4 (jul./ago. 2011), p. 44-74pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch approachen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectMethodological proceduresen
dc.subjectLife historyen
dc.subjectManagement learningen
dc.subjectLearning processesen
dc.subjectEnfoque de investigaciónes
dc.subjectProcedimientos metodológicoses
dc.subjectHistoria de vidaes
dc.subjectAprendizaje de gerenciaes
dc.subjectProcesos de aprendizajees
dc.titleO uso da história de vida para compreender processos de aprendizagem gerencialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of life history to understand management learning processes en
dc.title.alternativeEl uso de la historia de vida para entender procesos de aprendizaje de gerencia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000791301pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples