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dc.contributor.advisorDickow, Katiusca Marusa Cunhapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Éden Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193915pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem caráter qualitativo exploratório, e visa o aprimoramento de ideias e a discussão de hipóteses em relação à Bachata, analisando os processos histórico-culturais do gênero, desde suas raízes na República Dominicana até sua ocorrência no Brasil. A necessidade de se estudar sobre as danças a dois decorre da carência de materiais acadêmicos sobre o tema e, quando tratamos de Bachata, essa escassez se mostra ainda mais latente, o que dificulta o estudo e capacitação dos profissionais do campo. Para tal, foram analisados materiais bibliográficos, além da formatação e análise da história oral através de entrevistas semiestruturadas com profissionais de referência na área. As análises dos materiais coletados resultaram em um aprofundamento histórico sobre o gênero, que em seu início demonstrou ser uma cultura de resistência das classes mais baixas dominicanas e que ao se difundir pelo mundo apresentou diferentes caminhos, ampliando a discussão sobre as definições deste gênero, desvelando uma manifestação cultural que se mostra cada vez mais presente no cenário da dança de salão brasileira, dando suporte para pesquisadores e profissionais do meio, ampliando o campo para novas pesquisas e trabalhos na área.pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación tiene carácter cualitativo exploratorio, y busca el perfeccionamiento de ideas y la discusión de hipótesis en relación a la Bachata, analizando los procesos histórico-culturales del género, desde sus raíces en la República Dominicana hasta su ocurrencia en Brasil. La necesidad de estudiar sobre las danzas a dos deriva de la carencia de materiales académicos sobre el tema y, cuando tratamos de Bachata, esa escasez se muestra aún más latente, lo que dificulta el estudio y la capacitación de los profesionales del campo. Para eso, se analizaron materiales bibliográficos, además del formato y análisis de la historia oral a través de entrevistas semiestructuradas con profesionales de referencia en el área. Los análisis de los materiales recogidos resultaron en una profundización histórica sobre el género, que en su inicio demostró ser una cultura de resistencia de las clases más bajas dominicanas y que al difundirse por el mundo presentó diferentes carreteras, ampliando la discusión sobre las definiciones de este género, desvelando una manifestación cultural que se muestra cada vez más presente en el escenario de la danza de salón brasileña, dando soporte a investigadores y profesionales del medio, ampliando el campo para nuevas investigaciones y trabajos en el área.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBachataes
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectDanza de salón brasileñaes
dc.subjectHistoria orales
dc.titleTrajetórias da bachata das ruas dominicanas aos salões de baile : desvelando possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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