Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFetter, Bruna Wulffpt_BR
dc.contributor.authorBorba, Andressa Cristina Gerlachpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-04T02:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193846pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar o conceito de curadoria educativa, partindo dos seus antecedentes históricos e demonstrando suas diferentes interpretações, significados e usos na arte contemporânea. Para tanto, foram eleitos três exemplos — situados nas esferas local, nacional e internacional — de exposições de arte que tiveram sua concepção, organização e montagem sob responsabilidade de setores educativos dos próprios museus de arte em que transcorreram, na tentativa de problematizar tal questão . São elas: a exposição Infâncias: diferentes modos de ver e sentir (2017), que teve curadoria do Núcleo Educativo MARGS, e ocorreu no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em Porto Alegre; a exposição Educação como matéria-prima (2016), que teve como co-curadora a coordenadora do Educativo MAM-SP, e aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo; e a exposição Lección de arte (2017/2018), que teve curadoria da Área de Educação do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, realizando-se no referido museu, que se localiza em Madri (Espanha). Com isso, buscou-se responder à seguinte inquietação: “p or que um educativo faz uma exposição?” . Percebeu-se uma visão crítica a respeito da ideia de curadoria educativa, que é assumida, por fim, como exercício de auto-reflexão e autocrítica necessário aos museus de arte, ao explicitar limitações, conflitos e tensões vivenciadas nesses espaços.pt
dc.description.abstractThis work aims to analyze the concept of educational curatorship, starting from its historical background and demonstrating its different interpretations, meanings and uses in contemporary art. In order to do so, three examples were chosen — located in the local, national and international spheres — of art exhibitions that had their conception, organization and assembly under the responsibility of educative departments of the same art museums in which they took place, in the attempt to problematize such question. That being: the exhibition Childhoods: different ways of seeing and feeling (2017), which was curated by MARGS Educative Department, at Rio Grande do Sul Museum of Art Ado Malagoli, in Porto Alegre; the exhibition Education as a raw material (2016), which was co-curated by MAM-SP Educational Coordinator, and was held at the Museum of Modern Art of São Paulo; and the exhibition Art lesson (2017/2018), curated by the Education Department of Thyssen-Bornemisza National Museum, in Madrid (Spain). Thereby, the following concern was sought to be answered: “w hy does an educational department make an exhibition? ". It was perceived a critical vision regarding the idea of educational curatorship, which is assumed as an exercise of self-reflection and self-criticism necessary to art museums, through the exposure of limitations, conflicts and tensions lived in these spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuradoria de artept_BR
dc.subjectEducational curatorshipen
dc.subjectExposição de artept_BR
dc.subjectArt museumen
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectArt exhibitionen
dc.subjectEducative departmenten
dc.subjectEducational turnen
dc.titleCuradoria educativa em museus de arte : três perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092811pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples