Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFlores, Rafael Kruterpt_BR
dc.contributor.authorMisoczky, Maria Ceci Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-04T02:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0034-7612pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193823pt_BR
dc.description.abstractOs modelos de gestão de recursos hídricos têm sofrido transformações em vários países, tornando-se cada vez mais complexos. O sistema adotado pela legislação brasileira é caracterizado por descentralização, planejamento por bacias, utilização de instrumentos normativos e econômicos, e participação da sociedade. Assumindo como situação problemática a participação de atores com interesses distintos no planejamento da bacia, este artigo analisa o processo participativo no Comitê Lago Guaíba como parte integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul. Como procedimento metodológico, analisaram-se as atas de reuniões do comitê na gestão 2001/02 e os conceitos, tipologias e fatores condicionantes do sucesso da participação sugeridos por diversos autores. A partir de índices de presença e contribuições na plenária identificaram-se membros omissos e atuantes e caracterizou-se a influência da sociedade e a atuação do governo do estado. Uma efetiva participação de grupos e organizações da sociedade civil, bem como dos usuários da água nas decisões do comitê, foi um ponto positivo no caso estudado. Entretanto, o artigo revela que governo do estado não participa no processo do comitê.pt_BR
dc.description.abstractManagement models for water resources have been under transformation in many countries, becoming steadily more complex. The system adopted by the Brazilian law is characterized by decentralization, planning by basin, use of economic and regulatory instruments, and by social participation. This case study analyzes the participatory process of the Lake Guaíba Committee (Comitê Lago Guaíba), part of the Rio Grande do Sul State System of Water Resources (Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul). The study focuses on the roles of players with different interests in the basin planning. As methodological procedure, minutes from 2001/2002 Committee meetings, concepts, typologies, and factors associated with participation success, as suggested by many authors, were all analyzed. Based on attendance participation levels and during the meeting, the study indicated neglectful and active members, besides characterizing the influence of society and the role of the state government. The effective participation of civil society groups and organizations, as well as water consumers, in the committee’s decisions was a positive point in the case study, although the state government did not participate in the committee’s process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração Pública. Rio de Janeiro. Vol. 42, n. 1 (jan./fev. 2008), p. 109-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWater resourcesen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectParticipação comunitáriapt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectCivil societyen
dc.subjectGestão de recursos hídricospt_BR
dc.subjectBacias hidrograficas : Gestaopt_BR
dc.subjectGuaíba, Lago, Bacia do (RS)pt_BR
dc.titleParticipação no gerenciamento de bacia hidrográfica : o caso do Comitê Lago Guaíbapt_BR
dc.title.alternativeParticipating in river basin management : the case of the Lake Guaíba Committeeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000633921pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples