Disfluência na infância : revisão integrativa da literatura sobre prevenção
dc.contributor.advisor | Scherer, Ana Paula Rigatti | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Claudia de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T02:34:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193752 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As disfluências são caracterizadas como comuns ou típicas da gagueira.A gagueira desenvolvimental em crianças pré-escolares é provavelmente proveniente de processos de maturação fisiológicos e neuroanatômicos e parece estar intimamente vinculada às habilidades metalinguísticas. Objetivos: Verificar o cenário nacional e internacional de estudos em disfluência infantil (2 a 5 anos) com relação à prevenção. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme) e Periódicos Capes, na qual foram utilizados os descritores “gagueira”, “criança”, “pré-escola” e “prevenção” em português e inglês. Resultados: Foram encontrados dezesseis artigos relacionados à prevenção em crianças pré-escolares (2 a 5 anos) que foram organizados em sete categorias: fator biológico, gestão em saúde, fator linguístico, intervenção, pais, escola e pesquisa. Conclusão: A pesquisa revelou poucos estudos sobre ações de prevenção em gagueira com crianças pré-escolares especificamente com os pais, escola e na clínica fonoaudiológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Disfluencies characterize as common or typical of stuttering. Persistent developmental stuttering in preschool children is a physiological and neuroanatomic maturation process and seems to be closely related to metalinguistic abilities. Objectives: To verify the national and international scenario of studies on infant disfluency (2 to 5 years) in relation to prevention. Method: This is an integrative review of the literature, carried out in the Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme) and Periódicos Capes databases, in which the descriptors were "stuttering", "child", "preschool” and “prevention” in Portuguese and English. Results: Sixteen articles related to prevention in preschool children (2 to 5 years) were found and organized into seven categories: biological factor, health management, linguistic factor, intervention, parents, school and research. Conclusion: The research showed few articles about stuttering prevention in preschool children specifically with parents, school and in the speech-language clinic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Stuttering | en |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Gagueira | pt_BR |
dc.subject | Preschool | en |
dc.subject | Child | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Crianças em idade pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Prevention | en |
dc.title | Disfluência na infância : revisão integrativa da literatura sobre prevenção | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092822 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Fonoaudiologia (151)