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dc.contributor.advisorDomingues, Fabian Scholzept_BR
dc.contributor.authorLupchinski, Milton Luiz Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-25T02:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193473pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central problematizar as políticas públicas que concentram seus esforços e recursos no uso do transporte particular para, assim, elencar o entrave que o modelo automotivo traz às liberdades individuais e ao desenvolvimento sustentável nas grandes cidades, utilizando-se dos dados de Porto Alegre como objeto de estudo. Para tanto, foi realizada a contextualização da importância das liberdades individuais como instrumento constitutivo e objetivo fim de um processo de desenvolvimento sustentável. A fundamentação teórica foi utilizada para, a partir da análise de dados de institutos de pesquisa, verificar os custos que a sociedade e as cidades arcam quando é adotado um modelo que incentiva o uso do automóvel e restringe os outros modais de transporte. Assim, verificou-se prejuízos de magnitude ambiental, social e econômico que privam as capacidades humanas de sustentar um projeto de desenvolvimento baseado na expansão da qualidade de vida aliada ao crescimento econômico.pt
dc.description.abstractThe main objective of this work is to problematize the public policies that concentrate their efforts and resources on the use of private transport, besides highlighting the obstacles that the automotive model brings to the individual freedoms and to the sustainable development in big cities, using data from Porto Alegre as object of study. In order to do so, the importance of individual freedoms was contextualized as a constitutive instrument and an end goal of a sustainable development process. The theoretical basis was used to analyze the costs to society and cities when adopting a model that encourages the use of the car and restricts the other modes of transportation. Thus, environmental, social and economic losses were verified, which deprive the human capacities of sustaining a development project based on the expansion of quality of life coupled with economic growth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIndividual freedomsen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.titleO modelo automotivo de mobilidade urbana como restrição às liberdades individuais e ao desenvolvimento sustentável de grandes cidades como Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089243pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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