O modelo automotivo de mobilidade urbana como restrição às liberdades individuais e ao desenvolvimento sustentável de grandes cidades como Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Domingues, Fabian Scholze | pt_BR |
dc.contributor.author | Lupchinski, Milton Luiz Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T02:37:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193473 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central problematizar as políticas públicas que concentram seus esforços e recursos no uso do transporte particular para, assim, elencar o entrave que o modelo automotivo traz às liberdades individuais e ao desenvolvimento sustentável nas grandes cidades, utilizando-se dos dados de Porto Alegre como objeto de estudo. Para tanto, foi realizada a contextualização da importância das liberdades individuais como instrumento constitutivo e objetivo fim de um processo de desenvolvimento sustentável. A fundamentação teórica foi utilizada para, a partir da análise de dados de institutos de pesquisa, verificar os custos que a sociedade e as cidades arcam quando é adotado um modelo que incentiva o uso do automóvel e restringe os outros modais de transporte. Assim, verificou-se prejuízos de magnitude ambiental, social e econômico que privam as capacidades humanas de sustentar um projeto de desenvolvimento baseado na expansão da qualidade de vida aliada ao crescimento econômico. | pt |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to problematize the public policies that concentrate their efforts and resources on the use of private transport, besides highlighting the obstacles that the automotive model brings to the individual freedoms and to the sustainable development in big cities, using data from Porto Alegre as object of study. In order to do so, the importance of individual freedoms was contextualized as a constitutive instrument and an end goal of a sustainable development process. The theoretical basis was used to analyze the costs to society and cities when adopting a model that encourages the use of the car and restricts the other modes of transportation. Thus, environmental, social and economic losses were verified, which deprive the human capacities of sustaining a development project based on the expansion of quality of life coupled with economic growth. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sustainable development | en |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Individual freedoms | en |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | en |
dc.title | O modelo automotivo de mobilidade urbana como restrição às liberdades individuais e ao desenvolvimento sustentável de grandes cidades como Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001089243 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License