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dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorSeimetz, Giovanna Dornellespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193377pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa científica no campo da avaliação psicológica vem crescendo nas últimas décadas. No entanto, apesar do aporte científico, a avaliação pode não ser tarefa fácil na rotina de um psicólogo, especialmente quando se tratam de casos mais graves como na suspeita de Transtorno do Espectro Autista. O desafio para o avaliador decorre das características específicas desta condição – que impactam diretamente na interação deste com a criança – como, por exemplo, a dificuldade na comunicação de forma recíproca e espontânea, a rigidez comportamental, além da ampla variabilidade sintomatológica. Estas características, somadas a outras comorbidades, levantam grandes dúvidas sobre o diagnóstico diferencial o qual, por este motivo, tende a ser multidisciplinar. A avaliação psicológica, portanto, pode representar uma grande contribuição para o processo diagnóstico destes casos. Neste contexto, apresentase o seguinte trabalho, que versa sobre o processo de avaliação psicológica de um caso de suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, foi utilizado o delineamento transversal de estudo de caso único, e participou deste estudo uma criança do sexo masculino, encaminhada para avaliação psicológica pelo Serviço de Psiquiatria Infantil de um hospital público de Porto Alegre. À época da realização da avaliação, o menino estava com oito anos e cinco meses de idade, cursava o 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, e as queixas trazidas relacionavam-se principalmente a problemas de socialização. Diante da descrição e análise do processo, pôde-se discriminar as dificuldades que eventualmente são encontradas pelo avaliador na construção de um psicodiagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, e as técnicas que foram utilizadas.pt
dc.description.abstractScientific research in the field of psychological evaluation has been growing in the last decades. However, despite scientific contribution, an evaluation may not be an easy task in a psychologist’s routine, especially when dealing with more serious cases such as in a suspected Autism Spectrum Disorder. The challenge for the evaluator stems from the specific characteristics of this condition – which directly affect the child's interaction - such as difficulty in communication In a reciprocal and spontaneous way, behavioral rigidity, and wide symptomatological variability. These characteristics, added to other comorbidities, raise great doubts about the differential diagnosis which, for this reason, tends to be multidisciplinary. Psychological evaluation, therefore, may represent a great contribution to the diagnostic process of these cases. In this context, the following assignment is presented, which deals with the process of psychological evaluation of a suspected Autism Spectrum Disorder case. Therefore, a cross-sectional study of a single case study was used, and a male child participated in this study, referred for psychological evaluation by the Child Psychiatry Service of a public hospital of Porto Alegre. At the time of the evaluation, the boy was eight years and five months old, attended the 3rd year of elementary school in a private school, and the complaints were mainly related to socialization problems. In light of the description and analysis of the evaluation process, it was possible to discriminate the difficulties that are eventually encountered by the evaluator in the construction of an Autism Spectrum Disorder psychodiagnosis, and the techniques that were used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectPsychological evaluationen
dc.subjectPsychodiagnosisen
dc.subjectPsicodiagnósticopt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.titleAvaliação psicológica da criança com suspeita de transtorno do espectro autista : desafios para o avaliadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091963pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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