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dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Cássio Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193347pt_BR
dc.description.abstractAs atividades pertencentes à economia criativa vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões sobre desenvolvimento econômico, seja por suas taxas de crescimento superior à de outras indústrias e serviços, seja pelo potencial de gerar externalidades positivas para a sociedade. Nesse contexto, a indústria de jogos digitais aparece em posição de destaque, dado seu caráter multidisciplinar e os novos modelos e oportunidades de negócios que surgiram recentemente, como fruto da distribuição digital e da democratização de ferramentas para os desenvolvedores independentes. O presente trabalho pretende entender como a indústria de jogos digitais se enquadra como atividade criativa, e de que maneira vem se estruturando ao longo dos últimos anos, tanto a nível mundial como nacional, com destaque ao efeito da tecnologia no surgimento de novas oportunidade e modelos de negócio que possam interessantes para o Brasil. Considerando que o papel do Estado vem crescendo nos países líderes desse setor, com uso frequente de políticas públicas de fomento aos desenvolvedores, é pertinente analisar como os profissionais de jogos digitais vem sendo tratados pelo Brasil, olhar que recai em algumas iniciativas recentes, mas principalmente na Lei Rouanet, principal mecanismo de incentivo à cultura no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe activities of the creative economy are gaining more and more space within the discussions on economic development, either because of their growth rates, higher than other industries and services, or because of the potential to generate positive externalities for society. In this context, the digital games industry stands out, because of its multidisciplinary nature and the new models and business opportunities that have emerged recently as a result of digital distribution and the democratization of tools for independent developers. The present work intends to understand how the digital games industry fits a creative activity, and how it has been structured over the last years, both at a global and national level, highlighting the effect of technology on the emergence of new opportunities and business that may be of interest to Brazil. Considering that the role of the State has been growing in the leading countries of this sector, with frequent use of public policies to encourage developers, it is pertinent to analyze how digital games professionals are being treated in Brazil, a view that falls on some recent initiatives, but mainly on the Rouanet Law, the main incentive mechanism for culture in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRouanet lawen
dc.subjectSocioeconomic developmenten
dc.titleEconomia criativa e indústria de games no Brasil : uma análise dos instrumentos públicos de fomento ao setorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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