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dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lucas Dierings Tanus dospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193345pt_BR
dc.description.abstractA proposta central desse trabalho é descrever os principais aspectos da economia comportamental, elencar algumas de suas aplicações e apresentar alguns comentários críticos. Com esse objetivo, foi feita uma revisão de literatura, apresentando brevemente o modelo tradicional do consumidor, alguns tópicos de economia comportamental e a discussão sobre a aplicação desse conhecimento para melhorar o processo decisório. A hipótese central do trabalho é que o modelo clássico de decisão, conhecido como teoria do consumidor, nem sempre é capaz de descrever o comportamento do consumidor, demandando o auxilio do aporte teórico da economia comportamental para representar algumas decisões impulsivas e psicologicamente viesadas. Ao final do trabalho mantemos a hipótese de que o modelo tradicional é insuficiente e precisa ser complementado com o instrumental teórico da economia comportamental, e concluímos que a área é promissora e crescente com novos testes e insights contribuindo para a construção de melhores ambientes de escolha.pt
dc.description.abstractThe main purpose of this work is to describe the main aspects of behavioral economics, catalogue some of its applications and bring some critical comments. With this aim, a literature review was made, presenting briefly the traditional consumption model, some topics of behavioral economics and the discussion about the application of this knowledge to improve the decision making process. The central hypothesis of the work is that the classical model, known as theory of consumer, is not able to represent the consumer behavior, demanding the help of the theoretical contribution of the behavioral economics to represent some impulsive and psychologically biased decisions. At the end of the study, we hypothesized that the traditional model is insufficient and needs to be complemented with the theoretical instruments of behavioral economics, and we conclude that the area is promising and growing with new tests and insights contributing to the construction of better environments of choice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBehavioral economicsen
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectLibertarian paternalismen
dc.subjectChoice architectureen
dc.titleErros de decisão e arquitetura de escolha : uma análise exploratória da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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