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dc.contributor.authorMenegasso, João Lucas Miranda
dc.contributor.authorTrindade, Vera Maria Treis
dc.date.accessioned2019-04-22T14:20:02Z
dc.date.available2019-04-22T14:20:02Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193224
dc.description.abstractEste objeto corresponde à simulação laboratorial da dosagem de proteínas séricas totais. Foi desenvolvido com o software Adobe Animate para navegação em desktop e dispositivos móveis. Apresenta: textos interativos conceituais sobre proteínas séricas, imagens animadas e interativas explicando o princípio do método e o desenvolvimento da técnica; imagens do resultado reacional e do equipamento utilizado na atividade presencial; possui questões que ao usuário verificar a sua compreensão/aprendizado sobre o tema. Além disto, corresponde a uma atualização de um objeto prévio com maior portabilidade via dispositivos móveis. Este o objeto tem como objetivo pedagógico a intermediação da apropriação dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos de um conteúdo bioquímico, através da simulação de atividades laboratoriais, sem a pretensão de substituir a experiência da aquisição dos saberes e das habilidades na execução forma presencial.pt
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEdital UFRGS EaD 25pt_BR
dc.relation.urihttps://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/curva-padrao/animacao.htmlpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectCurva padrãopt_BR
dc.subjectDosagem de proteínas séricaspt_BR
dc.subjectMétodo do biuretopt_BR
dc.titleCurva Padrão e Dosagem de Proteínas em uma Amostra Biológicapt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.format.duration10minpt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.description.installationRemarksPara editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito com HTML 5.pt_BR
dc.description.learningTypeAnimaçãopt_BR
dc.description.usageEste objeto revisa interativamente as propriedades da absorciometria, entre elas, a proporcionalidade da intensidade de cor e da quantidade de qualquer substância em solução, no caso, as proteínas de uma amostra biológica após uma reação corada, no exemplo proposto, o soro sanguíneo. Através desta simulação, são mostradas diferentes maneiras da determinação da concentração de um analíto, proporcionando um melhor entendimento do processo do método gráfico e do matemático. O usuário (aluno) tem mais portabilidade do estudo de laboratório, visualização gráfica de todas as etapas da metodologia finalizando com “quis” de sedimentação. Portanto, este objeto reúne conceitos bioquímicos e simula habilidades laboratoriais, que ao ser usado e reusado favorecem o aprendizado contribuindo com a formação de recursos humanos envolvidos nas ciências biológicas e da saúde (farmacêuticos, biólogos, biomédicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, veterinários, zootecnólogos e outros).pt_BR
dc.description.version10minpt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


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