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dc.contributor.authorSouza, Rosana Vieira dept_BR
dc.contributor.authorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.date.accessioned2019-04-19T02:33:57Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193201pt_BR
dc.description.abstractA prontidão para tecnologia refere-se à propensão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos a partir de condutores e inibidores mentais relacionados ao otimismo, inovatividade, desconforto e insegurança. Sua mensuração se dá por meio do Technology Readiness Index (TRI), instrumento de medida desenvolvido por Parasuraman (2000) e Parasuraman e Colby (2001). A partir disso, o objetivo central deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação que buscou validar o TRI para o contexto brasileiro, por meio da reaplicação do instrumento de medida a uma amostra de 731 consumidores. A validade do TRI foi verificada com o auxílio da análise fatorial confirmatória via estratégia de confirmação de modelo. Tal avaliação foi complementada com a comparação entre os escores dos respondentes do TRI, agrupados por categorias de posse e uso de produtos/serviços tecnológicos e por categorias de prontidão para a tecnologia. Este estudo oferece algumas evidências sobre a capacidade do TRI de distinguir usuários de não usuários destes produtos e de predizer comportamentos de adoção, mas sinaliza a necessidade de novas investigações sobre a estrutura interna do instrumento.pt
dc.description.abstractTechnology-readiness refers to people’s propensity to adopt technological products and services. The construct can be viewed as an overall state of mind resulting from mental drivers and inhibitors related to the optimism, innovativeness, discomfort and insecurity. Technology Readiness Index (TRI) is the scale developed by Parasuraman (2000) and Parasuraman and Colby (2001) for measurement of the consumers’ technology-readiness. The main purpose of this study is to evaluate the applicability of TRI in the brazilian context through the replication of the scale to a sample of 731 consumers. The quality of TRI was proven by confirmatory-factor analysis through confirmatory modeling strategy. Such evaluation was complemented with the exam of the association between respondents’ TRI scores and their answers to a number of questions pertaining to ownership and use of technology-based products and services. This study offers some evidences of TRI´s ability to discriminate well between users and nonusers of these products and to predict adoption behaviors, but suggest there is a need for new studies about the factor structure of the technology readiness construct.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 3 (jul./set. 2005), p. 121-141pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnology adoptionen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMeasurementen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleAvaliação da aplicabilidade do Technology Readiness Index (TRI) para adoção de produtos e serviços baseados em tecnologiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000480527pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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