Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorHoppen, Norbertopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-19T02:33:37Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193181pt_BR
dc.description.abstractO alinhamento estratégico, aliado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. Por isso, novas abordagens para a operacionalização do alinhamento podem auxiliar a gestão corporativa em suas decisões e influir no desempenho organizacional. Este estudo, de natureza exploratória, teve por objetivo desenvolver um modelo operacional de alinhamento estratégico entre objetivos e estratégias de negócio e de tecnologia de informação, no qual convergem elementos promotores de alinhamento dos modelos clássicos de alinhamento estratégico, estudos sobre metodologia de implementação de planos estratégicos e de sistemas integrados de informação e resultados obtidos por meio da observação da promoção de alinhamento em múltiplos estudos de caso. Os principais resultados encontrados mostram que as organizações estão promovendo o alinhamento estratégico com maior ou menor intensidade, mesmo que de forma empírica e parcial; apontam os elementos metodologia e instrumentação da gestão como principais promotores de alinhamento durante a etapa de implementação do processo de planejamento; e revelam a importância destes dois elementos no comprometimento das pessoas envolvidas no processo de planejamento e no atingimento das metas planejadas.pt
dc.description.abstractStrategic alignment, combined to strategic planning, is an important management tool. For this reason new approaches to strategic alignment promotion could help high-level management decisions and affect the organizational performance. This study of exploratory nature aims to develop an operational model of strategic alignment between business strategies and goals and information technology strategies and goals. To this model converge elements from classical strategic alignment models, studies about methodologies of strategic planning implementation, methodologies of integrated information systems implementation and findings from multiple case studies. The main results show that organizations always promote strategic alignment, with more or less intensity, even in an empirical and partial way. The most important alignment promoters to the implementation phase of strategic planning are the elements methodology and management tools, which can influence the commitment of the personnel involved in the planning process and positively affect achievement of goals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administracao contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 7, n. 3 (jul./set. 2003), p. 9-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic alignmenten
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectImplementationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.titleAlinhamento estratégico entre os planos de negócio e da tecnologia de informação : um modelo operacional para implementaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000417103pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples