• Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Silva, Iassanã Martins da; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2017) [Artículo de periódico]
      O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ...
    • Discurso, texto e sentidos : um olhar para além das heranças positivistas 

      Zandwais, Ana (2015) [Artículo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo abordar princípios teóricos e metodológicos envolvidos em diferentes teorias para caracterizar o discurso como um objeto híbrido de investigação. Buscamos refl etir, aqui, sobre as infl uências ...
    • O linguista e a linguística no CLG 

      Flores, Valdir do Nascimento (2009) [Artículo de periódico]
      O objetivo deste texto é discutir os conceitos de linguista e linguística do ponto de vista do Curso de linguística geral de Ferdinand de Saussure. Da perspectiva teórico-metodológica, objetiva-se desenvolver uma forma de ...
    • Marcel Mauss e a cumulatividade de saberes 

      Weber, Florence; Queiroga, Isabel Bicca de; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos; Rifiotis, Fernanda Cruz (2023) [Artículo de periódico]
      A “Série Mauss”, em nove volumes, busca romper com a oposição entre a antropologia estrutural e a sociologia durkheimiana, que marcou as edições francesas anteriores, para estabelecer as condições de uma cumulatividade de ...