• Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Silva, Iassanã Martins da; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2017) [Artigo de periódico]
      O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ...
    • Discurso, texto e sentidos : um olhar para além das heranças positivistas 

      Zandwais, Ana (2015) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo abordar princípios teóricos e metodológicos envolvidos em diferentes teorias para caracterizar o discurso como um objeto híbrido de investigação. Buscamos refl etir, aqui, sobre as infl uências ...
    • Ferdinand de Saussure e a sociologia durkheimiana 

      Loder, Letícia Ludwig; Flores, Valdir do Nascimento (2006) [Artigo de periódico]
      Ce texte présente une comparaison entre deux ouvrages fondateurs, quant aux aspects de construction de la méthode et de l'objet: Les Regles de la Méthode Sociologique de David Émile Durkheim et le Cours de Linguistique ...
    • A heterogeneidade dos estudos da linguagem e o ensino de língua materna (Do que falam os lingüístas?) 

      Flores, Valdir do Nascimento (2006) [Artigo de periódico]
      O propósito deste texto é, a partir de considerações epistemológicas da lingüística, discutir alguns aspectos da relação entre a lingüística e o ensino de língua materna São abordados temas como a ciência da linguagem, o ...
    • Lingüística da enunciação : uma herança saussuriana? 

      Flores, Valdir do Nascimento; Nunes, Paula Ávila (2007) [Artigo de periódico]
      this work is based on the principie that Linguistics of Enunciation is tributary o f the Linguistics inaugurated by Ferdinand de Saussure. Among the authors in the enunciative field, it is noticeable the existance ofa ...
    • Proposição, frase, período : uma questão epistemológica ou hermenêutica? 

      Silva, Silvana (2019) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste trabalho é criar condições epistemológicas para avançar a discussão sobre a querela das unidades linguísticas ditas “intermediárias” entre o signo e o texto. Essa querela atravessa a tradição gramatical e ...