• Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial 

      Molon, Jaqueline; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Franco, Sérgio Roberto Kieling (2022) [Artigo de periódico]
      O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos ...
    • Covid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educação 

      Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Artigo de periódico]
      A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a ...
    • A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias 

      Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Machado, Aline Dubal; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Franco, Sérgio Roberto Kieling (2020) [Artigo de periódico]
      A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O ...
    • Teoria da complexidade e epistemologia genética : aproximações por meio da análise de cenas de aprendizagem 

      Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Renz, Cíntia Lisiane da Silva; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Artigo de periódico]
      Aprender significa estar em uma constante busca por equilíbrio, estabilidade, ordem, mas são os desequilíbrios, a desordem, que provocam as mudanças, adaptações, regulações, que possibilitam o aprender. A aprendizagem ...