• Análise de cinco dicionários semasiológicos de língua espanhola : a correlação entre o Front Matter e a macro e a microestrutura 

      Borba, Laura Campos de; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2012) [Artigo de periódico]
      Os dicionários de orientação semasiológica possuem quatro componentes canônicos: a macroestrutura (conjunto de palavras selecionadas), a microestrutura (informações dos verbetes), a medioestrutura (remissões) e o Outside ...
    • Apresentação do n° 59: estudos linguísticos : Cadernos do IL 

      Solé, Alessandra Santos; Ulrich, Camila Witt; Heineck, Débora; Monteiro, Evandro Oliveira; Aresi, Fábio; Lopes, Izabel Maria da Silva; Habel, Jussara Maria; Borba, Laura Campos de; Silva, Renata Martins da; Oliveira, Samuel Gomes de; Hoff, Sara Luiza; Monaretto, Valeria Neto de Oliveira; Schwuchow, Valéria de Cássia Silveira (2019) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Apresentação dos Cadernos do Instituto de Letras/UFRGS : número 56 : estudos linguísticos 

      Silva, Silvana; Solé, Alessandra Santos; Ulrich, Camila Witt; Heineck, Débora; Monteiro, Evandro Oliveira; Aresi, Fábio; Paz, Juliana Ferreira; Habel, Jussara Maria; Borba, Laura Campos de; Passini, Michele Andreza Teixeira; Oliveira, Samuel Gomes de; Hoff, Sara Luiza; Monaretto, Valeria Neto de Oliveira (2018) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Passado, presente e futuro dos dicionários de aprendizes 

      Borba, Laura Campos de; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2019) [Artigo de periódico]
      Neste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma ...
    • Verdade e mito dos dicionários de aprendizes do inglês e do alemão 

      Borba, Laura Campos de; Bugueño Miranda, Félix Valentin (2018) [Artigo de periódico]
      Segundo a teoria metalexicográfica, os dicionários pedagógicos estão atrelados ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua. Isso significa que não há como dissociar essa classe de obras lexicográficas dos programas ...