• “Escola sem Partido” para quem? 

      Capaverde, Caroline Bastos; Lessa, Bruno de Souza (2019) [Artigo de periódico]
      O presente ensaio visa a apresentar reflexões acerca do Projeto de Lei no 193/2016, Escola sem partido, o qual quer tipificar e repreender, punir o “assédio” ideológico nas escolas. Iniciamos a reflexão a partir dos aportes ...
    • A reflexividade como elemento de mediação – o caso de Francisco Milanez 

      Lessa, Bruno de Souza; Lopes, Fernando Dias; Caregnato, Célia Elizabete (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo teve como objetivo debater a forma como o conceito de reflexividade é concebido por Pierre Bourdieu, e como se desenvolve e influencia a sociologia, no nível dos indivíduos, de Bernard Lahire. Para operacionalizar ...
    • (Re) pensando a entrevista : um olhar a partir de transcrições 

      Souza, Ana Clara Aparecida Alves de; Lessa, Bruno de Souza; Lopes, Fernando Dias (2019) [Artigo de periódico]
      Este trabalho discorre sobre a relevância do estudo e preparação prévia do pesquisador para a condução de entrevistas acadêmicas. A reflexão é oriunda do trabalho realizado ao longo de doze meses com transcrições de pesquisas ...
    • Why has sustainability advanced in management schools ? A sociological explanation 

      Lessa, Bruno de Souza; Souza, Ana Clara Aparecida Alves de; Lopes, Fernando Dias (2019) [Artigo de periódico]
      This theoretical essay aims to provide a sociological explanation for the increasing importance of sustainability principles and practices in Management Schools. It does so by approximating two theoretical perspectives. ...