Navegação Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Modelagem científica"
Resultados 1-5 de 5
-
A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de física
(2021) [Artigo de periódico]A incorporação de discussões sobre a natureza do conhecimento científico em atividades didáticas de Ciências é um elemento fundamental e bastante desafiador. Este artigo tem como objetivo apresentar a contrastação empírica ... -
Um estudo sobre as contribuições de atividades de laboratório com enfoque no processo de modelagem científica no domínio de universitários sobre conceitos de ótica e sobre o trabalho experimental
(2022) [Artigo de periódico]Avaliamos as contribuições do uso da metodologia de ensino “Episódios de Modelagem” (EM) para que estudantes de graduação em Física ampliem seus domínios sobre o campo conceitual da Modelagem Didático-Científica (MDC+), ... -
Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
(2020) [Artigo de periódico]Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados ... -
Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
(2021) [Artigo de periódico]Discute-se um experimento didático que envolve conceitos e leis da ótica (p. ex., ângulo de Brewster, equações de Fresnel, polarização) inseridos em uma atividade com enfoque no processo de modelagem científica concebida ... -
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
(2021) [Artigo de periódico]Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), ...