• Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio 

      Paulo, Iramaia Jorge Cabral de; Moreira, Marco Antonio (2004) [Artigo de periódico]
      A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos ...
    • Mapas conceituais como instrumento de avaliação em um curso introdutório de mecânica quântica 

      Moreira, Marco Antonio; Soares, Sabrina Maria; Paulo, Iramaia Jorge Cabral de (2008) [Artigo de periódico]
      Neste trabalho são apresentados e comentados mapas conceituais elaborados cooperativamente por estudantes de Licenciatura em Física ao final de um curso introdutório de 15 horas-aula sobre conceitos de Mecânica Quântica. ...
    • O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio 

      Paulo, Iramaia Jorge Cabral de; Moreira, Marco Antonio (2011) [Artigo de periódico]
      Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a ...