Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Guimarães, Ricardo Rangel"
Resultados 1-3 de 3
-
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
Guimarães, Ricardo Rangel; Massoni, Neusa Teresinha (2020) [Artigo de periódico]O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ... -
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
Guimarães, Ricardo Rangel; Massoni, Neusa Teresinha (2020) [Artigo de periódico]Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida ... -
Subjetividades da comunicação científica : a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade?
Alves-Brito, Alan; Massoni, Neusa Teresinha; Guimarães, Ricardo Rangel (2020) [Artigo de periódico]O neologismo pós-verdade é uma metonímia contemporânea para pensarmos o léxico verdade sob diferentes perspectivas. O principal objetivo deste ensaio é descrever, discutir e examinar como o fenômeno da pós-verdade tem se ...