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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorLima, Vinícius Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:46Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19191pt_BR
dc.description.abstractCom a perspectiva de que as pessoas preferem e conseguem fazer melhores escolhas diante de muitas alternativas, a variedade no mercado consumidor vem sendo ampliada progressivamente. Contudo, estudos têm diagnosticado efeitos negativos do excesso de opções, como a diminuição da satisfação e o aumento do arrependimento pós-compra. A este panorama dá-se o nome de “paradoxo da escolha” (SCHWARTZ, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa procurou explorar o impacto do número de opções na satisfação do consumidor com o resultado e com o processo de escolha, utilizando conjuntos com 5, 10, 15 e 30 alternativas. Além disso, buscou relacionar esses pontos com o perfil do indivíduo – identificados como maximizadores (que sempre querem o melhor) e satisficer (pessoas que se contentam com o suficientemente bom). Os resultados apontam que: (1) os efeitos negativos do excesso de opções limitam-se a domínios não familiares para o consumidor; (2) consumidores ficam mais satisfeitos com o resultado da escolha diante de conjuntos mais amplos; (3) o gênero masculino é aquele que apresenta aumento da satisfação com o resultado da escolha para conjuntos com mais opões, ao passo que o feminino não registra tal variação; (4) um maior número de opções afeta negativamente a satisfação das mulheres com o processo de escolha, enquanto que, para os homens, esse índice não varia; (5) os homens apresentam maior nível de maximização do que as mulheres; (6) maximizadores preferem um variedade ampla, ao passo que satisficers julgam conjuntos com poucas ou muitas alternativas como adequados de forma equivalente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectMercado consumidorpt_BR
dc.subjectProcesso de escolhapt_BR
dc.titleParadoxo da escolha : o impacto do número de opções na satisfação com a decisão de maximizadores e satisficerspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000735763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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