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dc.contributor.advisorLamb, Robertopt_BR
dc.contributor.authorZanin, Tiago dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19186pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira visando à abertura de uma empresa de prestação de serviços de consultoria para campanhas eleitorais. Inicialmente foi feito o levantamento de referencial teórico sobre o estudo de viabilidade de uma organização, seguido de informações sobre o plano de marketing, de instalação e de recursos humanos. Dando continuidade, e como parte principal desse estudo, foram apresentados dados financeiros sobre os custos iniciais, mão-de-obra direta e indireta para abertura do empreendimento assim como foram apresentadas as demonstrações de resultado do exercício e os fluxos de caixa para os cenários. Além disso, foram descritas as técnicas de orçamento que auxiliam a tomada de decisão sobre a viabilidade do projeto, tais como, a metodologia do VPL e da TIR. Na última parte foram apresentadas as conclusões sobre os dados levantados e os comentários sobre a implementação ou não do projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectViabilidade financeirapt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectEmpresa de consultoriapt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade econômico-financeira para abertura de uma empresa de consultoria de campanhas políticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000735736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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