Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorSawitzki, Roberta Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19180pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo identificar as principais capacidades e competências consideradas importantes para a atuação gerencial no mercado atual (de acordo com a percepção dos pós-graduandos); a contribuição dos cursos de MBA, em termos de aprendizagem e desenvolvimento dessas capacidades e competências; e a inter-relação desses resultados com a literatura. A partir desses objetivos, este trabalho buscou, primeiramente, revisar referencial bibliográfico que abordasse a questão das competências gerenciais essenciais, para, posteriormente, poder relacioná-lo com os dados empíricos levantados. Sendo assim, através de uma pesquisa junto a 23 pós-graduandos lato sensu de um curso de MBA Executivo Internacional da UFRGS, encontraram-se resultados que demonstram, por um lado, a contemporaneidade dessas abordagens, e, por outro, o entendimento por parte dos gestores das exigências para desempenhar com sucesso suas funções. Além disso, de um modo geral, percebe-se que a contribuição dos cursos tem sido avaliada como positiva pelos pós-graduandos, apesar de ainda ser necessário ampliar a flexibilização das metodologias e aprofundar as abordagens de ensino nesses cursos. Por fim, diante das limitações apontadas na pesquisa e de uma certa carência de estudos empíricos sobre o objetivo proposto, sugere-se investigar a efetividade do desenvolvimento e o impacto dessas capacidades e competências nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the key skills and competencies considered important for the management activities on the market nowadays (according to the perception of graduate students); the contribution of the MBA courses, in terms of learning and development of these skills and competences; and the interrelationship of these results with the literature. From these objectives, this study aimed, first, to review bibliographic references to address the question of managerial skills, essential to, later, be able to relate it with the empirical data collected. Thus, through a survey with a group of 23 lato sensu graduate students of an Executive International MBA at UFRGS, we found results that show, on the one hand, the contemporary of these approaches, and, secondly, the understanding by managers of the requirements to successfully perform their duties. Moreover, in general, we see that the contribution of the courses has been assessed as positive by the postgraduate students, although there is still a need to increase the flexibility of the methodologies and to deepen the teaching approaches of these courses. Finally, given the limitations outlined in the research and a certain lack of empirical studies on the proposed objective, it is suggested to investigate the effectiveness of the development and the impact of these capabilities and skills in organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência gerencialpt_BR
dc.subjectManagerial skillsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectManagement educationen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectDevelopment of skillsen
dc.titleA contribuição dos cursos de pós-graduação lato sensu no desenvolvimento de competências gerenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000735621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples